fbpx

Tratamento detox

Será que o seu fio está precisando?

A palavra “detox” está em alta, aparecendo em dietas, alimentos e até tratamentos cosméticos e capilares. Mas, você sabe qual é a função dos shampoos detox e quando eles são indicados?

Essa é uma dúvida muito comum e por questões de desconhecimento muitas mulheres podem acabar não apostando nesse tipo de tratamento – principalmente quando as madeixas estão precisando de um cuidado a mais.

Quer entender melhor? Continue a leitura!

O que é o tratamento detox?

Géis, mousses, cremes para pentear, modeladores e outros que usamos diariamente no nosso cabelo podem, aos poucos, ir se acumulando no couro cabeludo e no fio, impedindo o crescimento e causando vários transtornos como opacidade e quebra.

O tratamento detox visa, justamente, oferecer uma limpeza mais “potente”, deixando o couro cabeludo muito mais limpo e livre da oleosidade excessiva.

Em alguns casos, além do uso de shampoo detox também pode ser aliado uma esfoliação do couro, tornando o procedimento ainda mais potente.

Além dos resíduos de produtos, a limpeza profunda é ideal para retirar o excesso de poluição, sal, cloro e tudo mais que pode ficar acumulado no couro e nos fios.

Quando usar o shampoo detox?

Embora praticamente todas as mulheres possam fazer esse tratamento de tempos em tempos, ele é mais indicado para quem vai realizar um procedimento cosmético.

Isso porque, ao deixar o couro mais “limpo”, o shampoo detox ajuda a fazer com que os ingredientes ativos desses produtos consigam penetrar melhor, tornando o resultado mais interessante.

Se você pretende realizar uma hidratação ou uma reconstrução mais potente, por exemplo, pode investir no uso dos tratamentos detox antes desses procedimentos. Assim, os princípios ativos das máscaras conseguirão penetrar melhor – e o resultado será cabelos mais limpos, soltos, brilhantes e saudáveis.

Além de tudo isso, a desintoxicação capilar ajuda a combater os radicais livres e remover as células mortas, restaurando a saúde dos fios e do couro cabeludo, fazendo com que as células sanguíneas e sebáceas funcionem melhor.

Outra recomendação é investir no detox depois de passar uns dias na praia, exposta ao cloro da piscina e ao sal do mar ou para quem está sentindo os fios mais opacos, sem vida ou muito oleosos (mesmo investindo em tratamentos capilares).

Periodicidade

Como esse é um tratamento mais “profundo”, ele não deve ser feito frequentemente, caso contrário poderá retirar muita oleosidade do couro, levando a uma série de outros problemas.

Por isso, a recomendação é usar esses produtos apenas quando você sentir a necessidade de uma limpeza profunda, antes de algum tratamento ou, em média, a cada 30-40 dias.

Quais os benefícios do detox capilar?

Já deu para notar que investir no detox capilar traz uma série de benefícios, não é mesmo? Veja os principais.

  1. Após dias de mar ou de piscina, ajuda a remover o cloro e o sal acumulados que podem ressecar os fios.
  2. Retira os resíduos mais resistentes acumulados de procedimentos químicos.
  3. Elimina completamente resíduos de cosméticos deixados no cabelo e no couro.
  4. Remove as células mortas do couro cabeludo.
  5. Equilibra a produção exagerada de óleo, devolvendo o equilíbrio natural e combatendo a oleosidade.
  6. Diminui a proliferação microbiana que pode causar a caspa.
  7. Aumenta a oxigenação do couro cabeludo.
  8. Prepara o cabelo para tratamentos como nutrição, hidratação e reconstrução.
  9. Desintoxica os fios e o couro cabeludo, deixando os cabelos com mais brilho, com movimento e saúde.
  10. Ajuda a controlar a queda e acelera o crescimento dos fios.

Detox e anti resíduos são a mesma coisa?

Não. Apesar de ambos fazerem uma limpeza mais profunda, suas finalidades são diferentes. O shampoo anti resíduo possui uma química mais robusta e acaba tirando o que tem de ruim no cabelo, mas também o que há de bom – isso pode levar a uma irritação no couro cabeludo e até um ressecamento excessivo dos fios.

Por isso, o anti resíduos deve ser usado apenas de forma específica e bem pontual, já que ele possui uma composição química mais agressiva que o detox, com um pH bastante elevado.

Pronto, agora você conseguiu compreender o que é e qual a importância do shampoo detox?

É claro que a Yamá também tem um produto específico dessa linha. O nosso shampoo Yamasterol Tratamento Detox é produzido com extratos de frutas cítricas, gengibre e chá verde, revigorando o couro cabeludo e deixando os fios com mais brilho e movimento.

Gostou dessa dica? Então compartilhe o nosso post com as suas amigas!

Espalhe Geral: