Como recuperar os fios após o verão? - Yamasterol

Como recuperar os fios após o verão?

4 dicas imperdíveis e um bônus!

O verão já foi embora. Como lembrança dos dias de calor e de praia, além de um bronzeado incrível, muitas mulheres têm de lidar com fios ressecados e quebradiços.

Afinal, o sol intenso, a água do mar e o cloro da piscina conseguem deixar qualquer madeixa pedindo socorro! Esse é o seu caso? Então não precisa se desesperar. Montamos um post recheado de dicas para devolver a saúde e a beleza aos seus fios. Confira!

Como recuperar os fios?

Notou que, depois daqueles dias gostosos de praia ou piscina, o cabelo está ressecado, com pontas duplas e sem brilho? Veja as dicas que separamos!

1- Evite fontes de calor

Secador, chapinha e baby-liss devem ficar um tempo de fora da sua rotina de beleza. Como o fio está mais fragilizado devido à ação do sol e de outros agentes, o ideal é suspender as fontes de calor, capazes de tornar o cabelo ainda mais quebradiço.

Se for impossível ficar longe deles, tente, ao menos, proteger as madeixas, usando protetores térmicos. No caso do secador, opte pelos jatos de ar frio, que não ressecam tanto o cabelo, e sempre deixe o aparelho longe da cabeça.

2- Faça um bom corte

Muitos cabeleireiros dizem que, a única forma para tratar os cabelos após o verão, é a famosa “vitamina T” (ou seja, a tesoura). A verdade é que dar uma aparadinha nas pontas ajuda a reduzir as pontas duplas e mais danificadas.

Agora, se o seu cabelo está muito “detonado”, sofrendo com o verão e com a ação de várias químicas, talvez seja preciso um corte um pouco mais radical. Para quem deseja, apenas, dar uma leve modificada no visual, o corte na altura dos ombros é uma boa pedida, já que é atual e oferece leveza e movimento aos fios.

3- Opte por bons tratamentos

Não tem como: após o verão, será preciso potencializar os cuidados com as madeixas. Por isso, entenda o tipo de fio que você possui e o que ele está precisando.

Os cabelos mais ressecados precisam repor água, com boas máscaras e agentes hidratantes. Assim, opte por shampoos mais encorpados, condicionadores com agentes hidratantes e excelentes máscaras de hidratação, como a base de babosa, por exemplo.

Agora, os fios mais danificados e que são quimicamente tratados precisam de uma atenção especial. Isso significa investir em boas reconstruções, que devolvem a queratina perdida e reduzem os poros. Mas, cuidado, não exagere nas reconstruções ou poderá ficar com o cabelo enrijecido. O ideal é fazê-la 1 vez a cada 15 dias.

As cacheadas e crespas precisam investir na nutrição, devolvendo o óleo perdido dos fios. Além das umectações, opte por produtos que sejam mais nutritivos e que contenham óleos vegetais na sua formulação.

4- Repare a cor

Cabelos coloridos e sol é uma mistura certeira para fios desbotados. Nesse caso, existem duas saídas: fortalecer a hidratação ou combinar hidratante e tonalizante.

Nos casos mais leves, apenas a hidratação frequente costuma resolver. Mas se você está notando que a cor está desigual e seu cabelo está sem brilho, então será preciso usar um bom tonalizante.

Já as loiras precisam de atenção redobrada. Afinal, o cabelo descolorido tende a ser mais poroso, e por isso costuma deixar as substâncias nocivas, como o sal e o cloro, penetrarem no fio – dando ao cabelo aquele tom esverdeado.

Para resolver, será preciso tonalizar novamente, usar o shampoo roxo com condicionador e potencializar as reconstruções, para fortalecer o fio.

Por que os cabelos sofrem com o verão?

Como dissemos, os principais “vilões” dos fios saudáveis nessa época do ano são: o sol, o cloro e o sal. Todos eles agem de maneira semelhante, retirando a água do fio e abrindo as cutículas. Como resultado, os raios UVA e os agentes químicos conseguem penetrar na parte interna do fio, deixando-o fragilizado, ressecado e sujeito às quebras.

Além dos fios, o couro cabeludo também costuma sofrer nessa época. Principalmente pelo hábito de deixarmos os cabelos molhados presos por muito tempo. Daí surgem fungos e bactérias, que influenciam no equilíbrio hidrolipídico da região, e fazem com que os fios não consigam crescer como deveriam.

Então, se você, depois do verão, começou a notar que está com caspas ou coceira, fique atenta. Esse é o indício que deve procurar um dermatologista e cuidar da saúde do seu couro cabeludo!

Bônus:

Quais produtos da Yamá eu posso usar para recuperar meu fio?

É claro que a Yamasterol também tem produtinhos incríveis para tratar e recuperar seus fios. Veja alguns itens imperdíveis:

  • Cabelos ressecados: precisando de uma super-hidratação? Invista no multifuncional de argan ou no multifuncional de babosa (o amarelinho).
  • Cabelos porosos: para recuperar a massa capilar, use o multifuncional de proteína hidrolisada (o branquinho) – que também é recomendado para as loiras porque não amarela os fios.
  • Cabelos desbotados: use a linha de manutenção da cor com shampoo, condicionador e creme de pentear, que vão ajudar a reavivar o brilho e manter a coloração por mais tempo.
  • Antes dos tratamentos: para potencializar os tratamentos, invista no shampoo detox que prepara os fios e o couro cabeludo para absorver melhor os princípios ativos dos cremes e máscaras.
  • Cabelos cacheados e crespos: para o dia a dia, use a linha de less poo e condicionador que não possui sulfato e limpa sem ressecar.

Ufa! Como você viu, existem várias maneiras de recuperar os fios após o verão, devolvendo a beleza e a saúde aos nossos cabelos. Mas é preciso conhecer bem as suas madeixas e saber do que elas precisam.

Além dessas, outra dica importante é potencializar o cronograma capilar. Se você ainda não faz esse tipo de tratamento, ou tem dúvidas sobre como ele funciona, baixe o nosso e-book e aprenda a montar um cronograma perfeito para o seu cabelo!

Espalhe Geral: