Reconstrução, fundamental para cachos tipo 3

Eles apresentam mais volume e frizz do que os cabelos lisos e ondulados, veja como tratá-los.

Os cacheados tipo 3 exigem cuidados específicos para se manterem saudáveis e mais definidos. Entre esses itens está a reconstrução, indispensável na rotina capilar de qualquer cacheada.

Ainda não sabe por que reconstruir é fundamental para o seu cabelo? Não investe nessa etapa na sua rotina de tratamentos? Então continue a leitura e veja as dicas que separamos!

Cachos tipo 3: a estrutura do fio
Os cacheados tipo 3 possuem uma curvatura mais acentuada, sendo aquele tipo de cacho que se parece com uma “molinha” esticada.

É justamente devido a essa curvatura que esse tipo de cabelo necessita de um reforço extra na reconstrução, garantindo que ele se manterá forte e saudável por mais tempo.

Afinal, o cabelo tipo 3 tende a ser mais quebradiço e, por isso, se torna mais sensível as agressões diárias, como: poluição, ventos, secador e chapinha, exposição ao sol e também as químicas.

Todos esses procedimentos acabam fazendo com que o fio perca água e queratina. O resultado será madeixas mais ressecadas, ásperas e porosas.

Reconstrução: importância para as cacheadas

Como dissemos, as agressões diárias tendem a “maltratar” mais os cacheados tipo 3, porque, devido a sua curvatura natural, esse é um fio um pouco mais sensível que os lisos e os ondulados.

O que acontece, na prática, é que essas agressões fazem com que o fio perca oleosidade e água e acabe abrindo as cutículas. Dessa forma, a parte interna do cabelo acaba exposta, favorecendo a perda de queratina, uma substância essencial na formação da fibra capilar.

Assim, a reconstrução visa repor esses nutrientes perdidos, devolvendo massa ao fio de cabelo e deixando-o mais encorpado, resistente e saudável. Para as cacheadas, isso significa menos frizz, mais definição e, claro, um cabelo bem mais resistente e saudável.

Entender se o seu cabelo está precisando de uma reconstrução não é uma tarefa difícil. Já que você notará seus fios mais porosos, quebradiços, fracos e opacos. Nessas horas, é indispensável optar por um “tratamento de choque”, com máscaras mais potentes.

Porém, para evitar chegar nessa situação, a dica é usar produtos reconstrutores durante o seu cronograma capilar ou nos cuidados semanais, principalmente se você faz algum tipo de química, como luzes, descoloração ou tinturas.

Produtos certos para reconstruir os seus cachos

Já está convencida de que a reconstrução é extremamente importante para manter seus cachos saudáveis? Então veja as nossas dicas de produtos para incluir nos seus cuidados frequentes.

CoWash

Como você viu, todo o processo de abertura da cutícula e perda de nutrientes e queratinas começa com a perda de água e de oleosidade – itens que, naturalmente, formam uma “capa protetora” no fio capilar.

E um dos momentos que mais levam ao ressecamento é a lavagem. Isso porque os shampoos tradicionais usam como base os sulfatos, que proporcionam um ótimo grau de limpeza, mas também agridem demais os fios.

No caso das cacheadas, isso significa uma retirada brusca da oleosidade, favorecendo ao enfraquecimento do fio e ao processo que já explicamos.

Por isso, muitas mulheres estão optando pela técnica do Cowash, que utiliza um condicionador limpante (sem sulfatos, silicones e petrolatos) para realizar uma limpeza mais suave, que retire as impurezas, mas mantenha a oleosidade natural do cabelo, protegendo o fio.

A Yamá também possui uma linha exclusiva para as adeptas da técnica. O nosso condicionador limpante, além de conter anfótero (que proporciona uma limpeza mais intensa), também conta com óleos de chá verde e aloe vera, garantindo a hidratação adequada aos seus cachos.

Multifuncional queratina

Mesmo quem é adepta do Cowash precisa condicionar o cabelo, afinal é essa etapa que fará com que as cutículas sejam seladas e todos os nutrientes se mantenham dentro do fio.

Para esse momento, a nossa recomendação é o creme Multifuncional Queratina, o famoso “rosinha” da nossa linha de tratamento. Como o próprio nome indica, na sua fórmula, ele conta com uma dose extra de queratina, favorecendo à reconstrução e garantindo um cabelo mais hidratado, protegido e cheio de brilho.

Multifuncional Proteína Hidrolisada

A finalização é outro passo indispensável para as cacheadas tipo 3, assegurando ainda mais beleza e destacando a curvatura natural do seu cabelo.

E que tal um creme que, além de ajudar a fixar os cachos, ainda trata o seu fio? É justamente isso que o Multifuncional Proteína Hidrolisada (o nosso “branquinho”) oferece.

O mais bacana é que ele não conta com parafinas e nem silicones, sendo liberado para as técnicas de menos ou nenhum sulfato, e também, por ser branquinho, não interfere na coloração das loiras e platinadas.

Além de usá-lo como finalizador, você também pode empregá-lo como condicionador, máscara de hidratação ou reconstrução, pré-shampoo e leave-in.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil compreender a importância da reconstrução para os cachos tipo 3? Aproveite e compartilhe este conteúdo com as suas amigas!

Espalhe Geral: