fbpx

Como preparar seus fios para o sol, a piscina e o mar do verão

Confira algumas dicas e arrase!

O verão já está chegando e nada melhor do que curtir as altas temperaturas se refrescando na piscina ou no mar, ou ainda se bronzeando nos dias ensolarados, não é mesmo?

Mas, para que seus cabelos não sofram com essas agressões, é muito importante ficar de olho nos cuidados com os fios no verão. Assim, além daquela marquinha de biquíni, você também conseguirá conquistar madeixas mais brilhantes e saudáveis em todas as épocas do ano!

Quer saber mais? Veja as dicas espertas que separamos!

Quais os perigos do verão para a saúde dos cabelos?

Muitas mulheres nem imaginam, mas os dias de temperatura mais alta podem agredir muito  os nossos cabelos. Os raios UVA e UVB são os grandes vilões que estimulam a perda de queratina e oxidam os fios. Como resultado, as madeixas ficam mais ressecadas e sem brilho.

O sal do mar também não é um amigo da saúde dos cabelos já que ele pode deixar seus fios mais endurecidos e sem brilho, pois o sal ajuda a retirar de forma drástica toda a água presente no cabelo. Você poderá notar em alguns dias de praia sem cuidados que seus fios ficarão com mais frizz, mais volume e um aspecto danificado.

Já para quem é amante da piscina, é preciso ter cuidado com o cloro. Além de deixar os cabelos claros esverdeados, a substância também resseca e ajuda no aparecimento das pontas duplas.

Quais os principais cuidados com os fios no verão?

Apesar de todos esses “perigos” não dá para deixar o verão ir embora sem curtir uma bela praia ou piscina, não é mesmo? Nós separamos algumas dicas importantes para não sofrer com esses vilões. Confira.

Prepare o seu cabelo para a chegada do verão
Um cabelo bem cuidado, nutrido e saudável sofre menos com os impactos do sol, do vento, do cloro e do sal. Por isso, manter uma rotina de cuidados antes de se expor a essas condições é muito importante.

O cronograma capilar é uma forma excelente de oferecer todos os cuidados básicos que o seu cabelo precisa, como hidratação, nutrição e reconstrução. Dessa forma, seus fios ficarão fortes e saudáveis para suportar melhor as agressões do dia a dia. E, claro, esses tratamentos devem continuar durante e após o verão terminar.

Use filtro solar para os cabelos
Assim como existem os filtros solares para a pele, também existem produtos específicos para proteger os fios dos raios UVA e UVB. Você poderá notar que existem vários tipos de produtos como esse no mercado, sendo que alguns, além de protegerem ainda ajudam a hidratar.

Use esses itens sempre antes de se expor ao sol, independentemente de entrar na água do mar ou da piscina. Leia as instruções e aplique conforme o fabricante orienta. Além disso, não se esqueça de proteções adicionais como bonés e chapéus.

Cuide após os mergulhos
Depois de dar aquele mergulho no mar ou na piscina, enxágue os fios com água doce para retirar o excesso de sal ou de cloro. Se não tiver nenhum chuveiro por perto, leve uma garrafa com água doce ou água termal e borrife nos fios.

Em seguida, desembarace para evitar as quebras, repasse o protetor solar e evite prendê-los ainda molhados.

Atenção com os loiros e tingidos
Os cabelos loiros e grisalhos são mais suscetíveis a ação do sol porque possuem menos melanina, já os descoloridos ou tingidos podem ser mais porosos devido à ação da química.

Por isso, esses tipos de cabelos merecem cuidados redobrados porque, com a agressão do verão, eles podem se tornar mais quebradiços e enfraquecidos. Uma dica é evitar os tratamentos químicos mais pesados nessa época do ano.

Modere o uso de secador e chapinha
Como o seu cabelo já está sendo agredido pelo sol, pelo cloro e pelo sal, o melhor é evitar o uso de fontes de calor que podem danificar ainda mais as estruturas internas e deixar o fio mais quebradiço.

Se não tiver como dispensar a chapinha ou o secador, use sempre um protetor térmico. No caso do secador, vale à pena investir no jato frio, que agride menos, e deixar o aparelho a uma distância segura dos cabelos.

Potencialize os tratamentos
Depois de curtir a praia ou a piscina, não se esqueça de potencializar os tratamentos. Você pode, por exemplo, investir em máscaras hidratantes, óleos nutritivos e condicionadores leave-in com uma frequência maior que o habitual, ou ainda potencializar o seu cronograma com produtos mais “encorpados” e com maior poder de tratamento.

Como você viu, é possível curtir o verão sem descuidar dos cuidados com os fios, mantendo os cabelos bonitos e saudáveis durante todo o ano. Quer saber mais sobre o cronograma capilar e melhorar a saúde das suas madeixas? Baixe o nosso E-book e veja quantas dicas bacanas nós separamos para todos os tipos de cabelos!

Espalhe Geral: