Os efeitos da água quente nos fios - Yamasterol

Os efeitos da água quente nos fios

Não precisa tomar banho frio no inverno, e nós mostramos como!

Com a chegada dos dias mais frios, nada mais gostoso do que um delicioso banho quente, não é mesmo? Porém, quem não gosta muito dessa mudança na temperatura são os seus cabelos.

Afinal, a água quente pode trazer uma série de malefícios, como o ressecamento, a abertura das cutículas, a sensação dos fios mais ásperos e muitos outros.

Mas, então, o que fazer? Como tomar banho frio está fora de cogitação, o melhor é tratar corretamente dos cabelos nessa época do ano. Continue lendo e veja as dicas bem bacanas que separamos!

Quais são os efeitos da água quente nos cabelos?

A temperatura elevada deixa os fios mais sensibilizados porque abre as cutículas capilares, o que favorece à perda de hidratação e nutrição. Isso deixa os cabelos mais ásperos, ressecados e porosos, o que pode levar a questões como falta de brilho, dificuldade de desembaraçar e até quebras.

Em alguns casos, contudo, o que ocorre é exatamente ao contrário. Ao invés dos fios ficarem ressecados, eles se tornam muito mais oleosos.

A causa disso é que a temperatura elevada desregula a produção de óleo pelo couro cabeludo, fazendo com que ele produza mais do que o necessário. O resultado é um fio “engordurado” e com aspecto de sujo, além de favorecer o surgimento das caspas.

Quem tem cabelos coloridos precisa de ainda mais atenção. Afinal, como a água quente abre as cutículas capilares (que é onde o pigmento penetra quando você colore o fio), o resultado é uma cor desbotada e sem vida.

Se você usa tonalizantes ou outras colorações semipermanentes, como as cores fantasia, notará isso de forma ainda mais intensa, já que a duração da cor acabará sendo menor.

Outras que sofrem bastante com os efeitos da água quente são as cacheadas e crespas. A temperatura elevada, além de todos esses problemas que citamos, ainda dificulta a definição dos cachos.

E agora, como lavar os cabelos?

Mas então, para manter os cabelos bonitos, será que termos que tomar banho frio até no inverno? Não é para tanto. Redobrando os cuidados é possível manter as madeixas lindas e aproveitar de todos os benefícios de um banho quente relaxante.

A dica principal é, na hora que for lavar os cabelos, alterar a temperatura da água, deixando-a mais para morna. Se for possível, inicie o banho lavando os cabelos. Depois, aplique uma boa máscara de hidratação e deixe o produto agindo enquanto toma o seu banho mais quente.

Na hora de enxaguar para retirar a máscara, você poderá usar a água morna novamente e, por último, dar uma passada de água fria para fechar ainda mais as cutículas e deixar os cabelos cheios de brilho (mas é claro que essa sugestão só vale para os dias de temperaturas mais amenas).

Outra dica importante é dar aquela “potencializada” no seu cronograma capilar nos meses de outono e inverno, caprichando especialmente nas etapas de hidratação e nutrição. Você poderá realizar de 2 a 3 hidratações na semana e intercalar com 1 nutrição poderosa.

Isso ajudará a devolver a água perdida pelos seus fios com a lavagem mais quente e também devolverá a oleosidade natural, formando uma película protetora e evitando que as cutículas fiquem abertas.

Dica de expert: a escolha correta do shampoo

Mas não adianta usar só máscaras se você não mudar o seu shampoo nesses meses de frio. A ideia é investir em versões mais hidratantes e que agridam menos o cabelo, que já estará sensibilizado pela água quente.

Quem já tem os fios mais ressecados, como as cacheadas e crespas, pode investir nos shampoos com menos sulfato, que não retiram a oleosidade de forma muito brusca. Por exemplo, o Shampoo Yamasterol Less Poo, que limpa o couro cabeludo sem agredir.

O pré poo também é uma técnica excelente para os fios mais ressecados, já que evita que o shampoo retire a oleosidade de forma brusca.

Se você, por outro lado, precisa controlar a oleosidade, a dica é ir intercalando os shampoos hidratantes com uma linha de tratamento, voltada exclusivamente para os fios oleosos, como o Shampoo Yamasterol Tratamentos Equilíbrio da Oleosidade.

Outra dica bacana é, mesmo para quem usa o Less Poo ou faz Cowash, uma vez a cada quinze dias, em média, investir em um shampoo mais potente, como o Detox ou o Antirresíduos. Eles vão garantir uma limpeza mais profunda e ajudar a controlar a oleosidade do couro cabeludo, deixando seus fios mais limpos e saudáveis.

Viu só, como é possível manter os cabelos saudáveis e bonitos mesmo nos dias mais frios? Agora você não precisa mais tomar banho gelado para deixar suas madeixas lindas e cheias de brilho. Que tal ajudar as suas amigas? Compartilhe as nossas dicas nas suas redes sociais!

Espalhe Geral: