“Nutrição” é vida para os crespos

As madeixas ressecadas é o desespero de muitas mulheres. Veja como evitar isso!

Ainda que o problema possa ser causado pelas agressões diárias, a verdade é que alguns tipos de cabelos tendem a sofrer mais com essa situação, como é o caso dos crespos.

Por isso, as crespas não podem descuidar da nutrição, deixando os fios mais sedosos e evitando o frizz. Quer saber mais? Veja as dicas espertas que separamos!

Cabelos crespos: a estrutura do fio

Nós já falamos aqui no blog sobre os cabelos crespos, ou de curvatura tipo 4. Entre as características típicas desse tipo de fio, uma que mais costuma deixar as mulheres preocupadas é o ressecamento.

Ele acontece devido ao formato do cabelo que, por ser mais anelado, impede que a oleosidade natural do couro cabeludo consiga se espalhar por toda a extensão do fio, como acontece nos lisos, por exemplo.

No cabelo 4C, que é aquele ainda mais crespo e frisado, o problema é maior, já que o fio tem um formato de Z, o que dificulta ainda mais para que a oleosidade consiga chegar até as pontas.

O resultado é um cabelo quebradiço, opaco, sem vida, com muito frizz e com pontas duplas. Além disso, quando a fibra capilar está ressecada, dificilmente ela consegue reter água. Por isso, se o seu cabelo precisa de nutrição, mas você fica insistindo em hidratá-lo, acabará não vendo resultado nenhum.

Entendendo melhor a nutrição
A nutrição, como o próprio nome sugere, visa repor os lipídios (gorduras) perdidos pelo cabelo, deixando os fios mais sedosos, brilhantes e definidos.

Outra vantagem importante da nutrição é que ela consegue selar as cutículas capilares. Ou seja, quando o fio perde oleosidade, as cutículas tendem a ficar mais abertas, o que leva à perda de água e de outros nutrientes essenciais para a sua saúde, como a queratina.

Se o problema não for resolvido, esse cabelo ficará bastante enfraquecido, favorecendo às quebras. Por isso, nutrir o fio é extremamente importante, não apenas em termos de beleza, mas também de saúde.

Umectação
A nutrição deve ser sempre feita com produtos à base de óleos vegetais, manteigas vegetais, tutano animal ou vegetal e ceramidas. Além das máscaras tradicionais, outra opção muito usada pelas crespas é a umectação.

Nesse procedimento, é preciso estar com o cabelo seco e aplicar o óleo capilar vegetal da raiz até o comprimento. Deixe o produto agir por, no mínimo, 2 horas e depois use a técnica UCPE para retirá-lo.

Ou seja, divida o cabelo e aplique um condicionador para cowash. Use uma quantidade generosa. Deixe agir por mais 20 ou 30 minutos. Na sequência, enxague com bastante água, passando os dedos entre os fios para retirar todos os resíduos. Se precisar, use mais condicionador limpante.

Quando o cabelo estiver limpo, retire o excesso de água com uma toalha de algodão e finalize como de costume. O ideal é, após a umectação, não usar shampoo para não prejudicar os benefícios do óleo.

A umectação pode ser feita a cada 15 dias ou quando você sentir necessidade de dar uma potencializada na nutrição dos seus fios.

Produtos certos para nutrir seus cabelos crespos

Como você viu, a nutrição é indispensável para ter crespos ainda mais bonitos e saudáveis. Mas, se você não tem muito tempo para tratamentos demorados, que tal investir em produtos mais nutritivos para o dia a dia? Veja as nossas sugestões!

Cowash

Você viu que durante o processo de umectação, nós sugerimos o uso de um condicionador limpante, né? Ele tem sido muito usado pelas crespas e cacheadas porque não usa sulfato na sua formulação.

O sulfato é um ativo presente na maioria dos shampoos e que, embora tenha um alto poder de limpeza, também causa um profundo ressecamento nos fios, retirando de maneira muito brusca a oleosidade natural.

Como nas crespas esse problema é ainda mais intenso, muitas mulheres estão aderindo a técnica de pouco ou nenhum sulfato, usando, para isso, condicionadores próprios e também com poder limpante, mas que por não conterem sulfato, não são agressivos aos fios.

Quem adora os produtos da linha Yamasterol Cachos, pode aproveitar para conhecer o nosso Cowash. Produzido com uma fórmula enriquecida com chá verde e aloe vera, ele limpa ao mesmo tempo em que trata os seus fios, deixando-os mais fortes, brilhantes e bonitos.

Multifuncional proteína hidrolisada

 

Mesmo a lavagem com o cowash pede o uso de um condicionador, já que é esse o produto que selará as cutículas e manterá dentro do fio todos os ativos necessários para a sua saúde e beleza.

Para as crespas, nós recomendamos o uso do Multifuncional de Proteína Hidrolisada, o famoso “branquinho” da nossa linha. Além de conter a babosa, esse creme também possui a proteína hidrolisada que protege os cabelos, deixando-os mais luminosos e hidratados.

E, como o próprio nome sugere, ele é um produto com inúmeras funções, podendo ser usado como condicionador, leave-in, finalizador, máscara de tratamento, pré-shampoo e muito mais!

Multifuncional Argan

Na hora de finalizar e conseguir aquela definição incrível, que tal contar com um creme que também ajuda a nutrir o seu cabelo? Essa é a ideia do Multifuncional Argan.

O óleo de Argan é rico em ômega-6, vitamina E, antioxidantes e ácidos graxos essenciais. Por tudo isso, ele promove uma nutrição mais intensa dos fios, ao mesmo tempo em que hidrata, amacia, define, protege e dá brilho.

E, claro, assim como o “branquinho”, esse também é um creme com múltiplas possibilidades e pode ser usado como condicionador, pré-shampoo e máscara de tratamento.

Depois de ler este conteúdo, ficou mais claro como a nutrição pode salvar os seus cabelos crespos e deixá-los ainda mais lindos e saudáveis? Aproveite e compartilhe as nossas dicas com as suas amigas!

Espalhe Geral: