Leite e óleo de coco - Yamasterol

Leite e óleo de coco

Os benefícios da nutrição para os fios

O leite e o óleo de coco são ingredientes usados há muitos anos para tratar os cabelos, especialmente na cultura indiana. Ricos em vitaminas, minerais e outros componentes importantes, eles ajudam a nutrir, hidratar e revitalizar os fios.

Como eles contam com um poder maior de nutrição, costumam ser mais usados por quem sofre com os cabelos ressecados, por exemplo as cacheadas e crespas. Mas é claro que não são apenas essas mulheres que podem aproveitar dos benefícios do leite e do óleo de coco.

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura!

Leite de coco

O leite de coco é um líquido mais espesso obtido por meio de uma mistura da carne (ou seja, a parte branca e dura do coco) com um pouco de água.

Na culinária, todo mundo sabe o quanto o leite de coco é versátil. Mas você sabia que ele também pode ajudar a revitalizar o seu cabelo? Veja alguns benefícios que ele é capaz de trazer.

Combate o ressecamento

Os cabelos muito secos, além de opacos, também se tornam mais suscetíveis às quebras. Em geral, quem sofre mais com esse problema são as cacheadas e crespas, já que o formato natural do fio impede que a oleosidade do couro capilar se espalhe por todo o comprimento da fibra.

O leite de coco é um super aliado no combate ao ressecamento, já que conta com doses significativas de vitamina E e também de gorduras saturadas que melhoram a nutrição e a hidratação do fio.

Ele funciona selando as cutículas capilares, o que é extremamente importante para que o fio consiga manter a hidratação e os nutrientes necessários para ficar saudável, macio e cheio de brilho.

Controla a queda

Dependendo do motivo da queda, o leite de coco pode ajudar bastante. No caso de quedas causadas pela quebra do fio, o seu poder nutritivo e selador de cutículas ajuda a devolver mais força ao cabelo, diminuindo o problema.

Além disso, o leite de coco é rico em proteínas e ácido láurico – substâncias importantes para o fortalecimento do cabelo.

Ajuda no crescimento capilar

Graças aos inúmeros nutrientes que possui, o leite de coco é capaz de nutrir profundamente os folículos pilosos, o que estimula o crescimento do cabelo.

Além das proteínas e do ácido láurico que já citamos (e deixam os fios mais fortes), o leite de coco é rico em outras substâncias importantes como: ácido fólico e niacina (melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo) e magnésio, cobre e fósforo (ajudam a nutrir o cabelo e a estimular o crescimento dos fios).

Oferece maciez e brilho

O leite de coco é considerado um condicionador natural, capaz de deixar seus cabelos mais macios e brilhantes. Isso tudo graças à presença de vitaminas e ferro, especialmente a vitamina E.

Essas substâncias oferecem uma nutrição profunda aos fios e também agem selando as cutículas, impedindo que esses nutrientes e a água sejam perdidos pelas agressões diárias, como poluição, uso de secador e chapinha etc.

Óleo de coco

O óleo de coco é conhecido há muitos anos pelas indianas para tratar os cabelos. Ele é extraído a partir da prensagem da polpa do coco maduro e pode ser obtido do coco fresco ou do coco seco. Quando usado para tratar dos fios, o óleo de coco traz muitos benefícios. Veja os principais.

Promove a hidratação e a nutrição

O óleo de coco é um potente aliado no combate dos fios ressecados e ásperos, sendo muito usado pelas cacheadas e crespas na etapa de nutrição do cronograma capilar.

E isso se deve graças a sua riqueza de formulação, com vitaminas variadas (A,D, E e K) e ácidos graxos que penetram profundamente na cutícula do cabelo, devolvendo o brilho, a maciez e o movimento aos fios e combatendo o ressecamento.

Reduz o frizz

O frizz é um dos problemas mais temidos pelas onduladas, cacheadas e crespas. E a principal causa é o ressecamento e a falta de nutrientes.

O óleo de coco ajuda de duas maneiras: nutrindo profundamente o fio e evitando que o frizz apareça e também ajudando a “disfarçar” os fiozinhos arrepiados, já que ele pode ser usado nas finalizações em conjunto com outros produtos.

Combate às pontas secas

Cabelo áspero ao toque, opaco e cheio de pontas secas e sem movimento? Diga adeus a todos esses problemas com o óleo de coco! Novamente, isso se deve a sua rica composição que oferece todas as vitaminas, ácidos graxos e minerais dos quais os cabelos necessitam para se manterem saudáveis.

Protege contra o ressecamento do shampoo

Cacheadas e crespas são as que mais sofrem com esse problema. Afinal, inúmeras fórmulas de shampoos usam sulfato como base – um potente agente limpante que acaba, também, retirando de forma muito brusca a hidratação natural do fio.

Para evitar esse problema, muitas mulheres aplicam o óleo de coco como um pré-shampoo, protegendo o fio dessa ação mais agressiva da lavagem e evitando o ressecamento excessivo.

Recomendado para todos os tipos de cabelos

Não pense que apenas as cacheadas e crespas podem aproveitar dos benefícios do óleo de coco. Por ter uma formulação única e ser um dos poucos óleos que conseguem penetrar profundamente no fio, ele é indicado para todos os tipos de cabelo, como lisos, descoloridos, tingidos e outros.

Seu uso deve ser feito na etapa de nutrição do cronograma capilar e existem diversas técnicas e produtos que usam o óleo como ingrediente principal.

Como você viu, o leite e o óleo de coco são uma dupla super potente para deixar seus cabelos mais nutridos, hidratados, macios, brilhantes e cheios de vida. Mas para conseguir esses resultados, o mais recomendado é buscar por produtos cosméticos que usem ambos na sua formulação – afinal esses itens foram dermatologicamente testados e aprovados.

Então, que tal ajudar as suas amigas? Compartilhe essa dica imperdível nas suas redes sociais!

Espalhe Geral: