Hidratação e Nutrição para reparar fios ressecados

Hidratação e Nutrição para reparar fios ressecados

Aprenda a reparar os seus fios! 

Loiras, cacheadas, ruivas, morenas. Não importa a cor ou o tipo de cabelo, os fios ressecados são sempre algo assustador para muitas mulheres.
Afinal não há nada pior do que um cabelo armado e cheio de frizz, não é mesmo?

Se você está preocupada com a saúde do seu cabelo, continue lendo este post e veja as dicas importantes que trouxemos sobre hidratação e nutrição!

Por que meus cabelos estão ressecados?
Os fios podem ficar ressecados devido a inúmeras questões, como descoloração, tintura, uso de chapa e secador frequentemente, exposição intensa ao sol, à água da piscina e do mar, entre muitos outros motivos.

Identificar um cabelo ressecado não é difícil. Geralmente ele apresenta pontas duplas, opacidade e muito frizz, além de ser quebradiço. Os cabelos cacheados tendem a sofrer um pouco mais com o problema, já que é difícil para a oleosidade natural percorrer todo o fio, devido ao seu formato.

Hidratação e nutrição: qual a diferença?
Para reverter o quadro e devolver a maciez ao seu cabelo existem muitos passos que você pode tomar. O primeiro é tentar entender quais maus hábitos estão deixando seus fios assim.

Se você usa muito o secador e a chapinha, por exemplo, investir em um bom protetor térmico e tentar espaçar os usos (deixando o cabelo secar naturalmente algumas vezes na semana) já pode ajudar. Assim como usar chapéu quando for ficar exposta ao sol ou até protetor solar para o cabelo.

Porém, além disso, é importante investir em tratamentos mais completos como a hidratação e a nutrição. Eles podem deixar seus fios mais fortes e menos propensos a sofrer com as agressões do dia a dia.

Veja as diferenças entre eles:

  • hidratação: tem função de repor água e umidade, devolvendo a maciez, a maleabilidade e a suavidade para os fios. Em geral, ela não sobrecarrega o cabelo e pode ser feita entre 2 a 3 vezes por semana;
  • nutrição: tem a função de repor lipídios, ou seja, a oleosidade aos fios, indispensável para mantê-los sempre saudáveis. É a nutrição que traz mais brilho, força e vitalidade aos cabelos. É possível investir nesse tratamento entre 1 a 2 vezes na semana, dependendo do quanto o seu cabelo está ressecado. A nutrição ainda ajuda a “selar” a hidratação, mantendo a umidade dentro do fio.

ORHP1L0

Quais as vantagens da hidratação e da nutrição para os fios ressecados?
Como você pode notar tanto a hidratação como a nutrição são extremamente importantes na hora de tratar um cabelo ressecado. Afinal, o fio fica com esse aspecto de “palha” porque acaba perdendo muita água e oleosidade. Esses tratamentos visam justamente recuperar esses nutrientes, devolvendo a beleza aos seus cabelos.

Ambos podem ser feitos em casa e existem muitas máscaras interessantes no mercado. A maioria é de hidratação, mas é sempre bacana conferir os ingredientes. As máscaras de nutrição contam na sua fórmula com óleos vegetais, manteigas vegetais, ceramidas, etc.

Realizar os dois tratamentos com frequência pode ajudar muito na saúde dos seus cabelos, com vantagens como:

  • recuperam os nutrientes perdidos devido as agressões do dia a dia, como poluição, lavar o cabelo com água quente, uso constante de secador, etc.;
  • ajudam a reverter os prejuízos das químicas que podem deixar os fios porosos;
  • deixam os fios mais fortes e resistentes, evitando as quebras;
  • aumentam o brilho e a maciez;
  • reduzem o frizz;
  • acabam com as pontas duplas e ressecadas;
  • ajudam a selar a cutícula do fio, mantendo a hidratação e protegendo o seu cabelo das agressões do dia a dia.

Já deu para notar que para manter os cabelos sempre saudáveis e evitar o ressecamento é fundamental investir na hidratação e na nutrição com frequência, não é mesmo? Aproveite e curta o nosso Insta para receber sempre dicas bacanas como esta!

Espalhe Geral: