Filtro solar capilar e outros cuidados

Aprenda a reduzir os danos aos cabelos causados pelo sol, mar e piscina!

Férias combinam com sol, mar e piscina na maior parte do Brasil. Mas aproveitar esses dias de diversão sem cuidado também pode trazer problemas ao seu cabelo como ressecamento, quebra e opacidade.

O principal motivo é o enfraquecimento da cutícula capilar, que acaba ficando mais aberta e impedindo que a umidade e os nutrientes se mantenham dentro do fio, deixando-o mais fragilizado, aumentando o frizz e a tendência à quebra.

Mas será que existem maneiras de aproveitar as férias sem colocar em risco a saúde do seu cabelo? Continue lendo este post e descubra!

Antes de ir à praia ou à piscina

Se você está planejando curtir uns dias à beira mar ou aproveitando a piscina, comece também a cuidar de forma mais intensa dos seus cabelos. Para isso, você poderá intensificar a hidratação com máscaras caseiras ou até no salão.

Portrait of pretty girl relaxing at the swimming pool in the summertime.

As loiras, ruivas e morenas tingidas precisam de cuidados redobrados para evitar o desbotamento da cor. A dica é investir em shampoos e linhas específicas para cabelos coloridos, que ajudam a manter a coloração por mais tempo. Porém, lembre-se que a exposição ao sol favorece a oxidação dos fios, levando a um desbotamento natural.

Invista no filtro solar capilar

O filtro solar não é nenhuma novidade quando o assunto é o cuidado com a pele. Mas você sabia que também existem produtos específicos para proteger o cabelo dos efeitos do sol?

Esses itens devem estar presentes todas as vezes que você for se expor ao sol, independentemente de passar horas se bronzeando ou apenas fazer uma caminhada pela praia, por exemplo.

Além de proteger o fio dos raios UV, esses produtos ainda ajudam a hidratar e a selar a cutícula capilar, impedindo que água e nutrientes importantes sejam perdidos devido à ação do sol.

Geralmente, o filtro solar cria uma espécie de “película” protetora ao redor do fio, ajudando a refletir a luz e impedir que os raios ultravioletas consigam prejudicar as camadas mais internas do seu cabelo.

É importante, porém, seguir as recomendações do fabricante. Normalmente, o produto deve ser usado apenas nas pontas e no comprimento (nunca na raiz ou diretamente no couro). Também é bacana testar algumas opções antes de escolher o seu, garantindo que a textura do produto não vá “pesar” nos seus fios.

Assim como os protetores de pele, o filtro solar capilar precisa ser reaplicado cada vez que o cabelo for molhado. Se você for dar um mergulho no mar ou na piscina, use a ducha para retirar o sal e o cloro do cabelo antes de reaplicar o produto.

Use proteção extra

Além do filtro solar, também vale à pena investir em outros tipos de proteção, como chapéus, bonés e viseiras. Lembrando que o sol intenso também pode levar a uma queimadura solar no couro cabeludo, favorecendo o processo de inflamação e levando à queda. Quem tem o cabelo mais fininho precisa se preocupar ainda mais com essa proteção.

Cuidado com os cabelos molhados

Mergulhos e banhos de mar precisam de atenção quando o assunto é o cuidado com os cabelos. De tempos em tempos, é bacana usar a ducha para retirar um pouco do sal e do cloro dos fios.

Young blonde woman with beautiful body in white swimsuit on a tropical beach. Caucasian female with straight long hairstyle smiling.

Outro ponto importante é evitar pentear o cabelo quando ele estiver muito molhado, porque nesse momento seus fios estarão mais propensos à quebra. Então, espere secar um pouco, passe um leave-in e use um pente de dentes largos ou os dedos para desembaraçar.

Preste atenção aos produtos

Se você for ficar semanas na praia, pode ser uma boa investir no shampoo antiresíduos nesse período. A dica é reaplica-lo, em média, a cada 4 dias, favorecendo a retirada do sal que pode ficar acumulado no fio.

Além disso, evite usar muitos finalizadores e também a chapinha e o secador que podem prejudicar ainda mais o seu cabelo, que já está fragilizado.

Após os dias de sol é bom investir em uma reparação

Viagem finalizada é hora de potencializar os cuidados com os fios. Uma máscara de hidratação profunda é muito recomendada, além de investir em produtos de nutrição e de reconstrução – principalmente para quem tem o cabelo com química.

Se você notar o seu cabelo mais ressecado, opaco e quebradiço que o normal, esse é o momento para investir em tratamentos de reconstrução e de nutrição mais potentes. Afinal, são esses produtos que vão devolver lipídios e nutrientes fundamentais para a saúde do fio.

Somente após essas etapas é que você deverá investir na hidratação, com máscaras seladoras que ajudam a manter todos esses itens dentro do fio e ainda a selar a cutícula capilar.

Portrait of young woman in the flowered garden in the spring time. Almond flowers blossoms

Como você viu, é possível aproveitar os dias de férias sem colocar em risco a saúde dos seus fios. Lembrando que os cuidados com o cabelo devem ser frequentes e não apenas quando vamos à praia ou à piscina.

Você gostou deste conteúdo? Aproveite e curta o Insta da Yamá para receber outras dicas bacanas como esta!

Espalhe Geral: