Day after | Como cuidar dos cachos no dia seguinte?

Olá, meninas!

Hoje vim compartilhar um pouco da minha experiência com day afters. Não sabe o que significa? Calma que explicarei tudo nesse post!

Screen Shot 2017-05-31 at 14.04.28

O que é day after?

Day after significa, em tradução livre, “dia seguinte”. A expressão é comumente usada entre crespas, cacheadas e onduladas para descrever o dia seguinte à lavagem do cabelo.

Acontece que para nós, donas de molinhas na cabelereira, a oleosidade natural do couro cabeludo tem dificuldade em percorrer o comprimento dos fios, tornando-os mais ressecados.

A lavagem do cabelo retira ainda mais a hidratação natural dos fios, principalmente para aquelas que não adotam as técnicas de low e no poo, utilizando shampoo com sulfatos.

Então, torna-se fundamental lavar menos o cabelo e, consequentemente, ter bons dias seguintes após a lavagem dos fios.

Quer ver na prática? Dá só uma olhadinha no vídeo que fiz para o Cacheia!

Mas como ter um day after se o meu cabelo acorda todo bagunçado?

Se você acorda com o cabelo todo bagunçado, relaxa, acontece com todas nós! Como arrumar o cabelo para você não precisar lavar de novo no dia seguinte é o segredo que eu vou te contar nesse post!

Obs: Segredo nada, pode compartilhar com as amigas! J 😉

 

Dicas para ter um bom day after

  1. Mantenha seu cabelo saudável: Pode parecer bobeira, mas se o seu cabelo estiver saudável, você já está com meio caminho andado. Alimentar-se corretamente (sim, as vitaminas vão para o seu cabelo também!), beber bastante água e realizar hidratações com frequência são pequenas atitudes que manterão seu cabelo muito mais bonito e fácil de lidar no dia a dia.
  1. Capriche na primeira finalização: Se o seu objetivo é ter os cachos bem definidos, capriche na finalização no dia que você fizer a lavagem. Quanto mais você acertar no primeiro dia, mais fácil será manter a definição nos próximos. Mas é sempre bom lembrar que existem diversas curvaturas de “cachos”, que vão desde os ondulados que não formam cachos até os crespos tipo 4c que também não formam cachos. Por isso, finalize sempre levando em conta qual o tipo do seu cacho e lembre-se que ele é lindo e único, nada de ficar se martirizando se não for igual ao de fulana ou ciclana, ok?
  1. Dormir: Dormir é, sem dúvida, o grande vilão do day after. Afinal, se não dormíssemos o cabelo não bagunçaria tanto, não é mesmo? Bom, como ninguém aqui pretende parar de dormir, muito menos por causa de cabelo, aqui cabem duas dicas:
    • Se o seu cabelo for grande, faça um coque abacaxi prendendo o cabelo bem em cima, como na foto abaixo. Não precisa apertar o elástico para não marcar os fios. Só dos fios não bagunçarem e não ficarem em contato com o travesseiro, já vai te ajudar muito.
    • Use touca ou fronha de cetim para que os fios não sofram com o atrito no tecido de algodão, que acaba gerando frizz. Particularmente, odeio dormir com qualquer coisa no cabelo, então prefiro a fronha. Caso você não tenha uma de cetim, uma solução possível, pelo menos temporariamente, é cobrir o seu travesseiro com aquele robe de cetim que a sua tia te deu em 1990 e você nunca usou. Rsrs
  1. Revitalização dos cachos: chegamos à dica mais esperada. Como revitalizar os cachos no dia seguinte?

Calma, é mais fácil do que parece! Você só precisa de um pouco de água e um creme de pentear.

Os multifuncionais Yamasterol são perfeitos para esse momento, pois a textura leve do creme não sobrecarrega os fios que já estão com produto.

O meu favorito para os days after é o multifuncional Yamasterol Argan, porque meu cabelo se dá muito bem com óleos vegetais e sinto que ele fica mais brilhoso, além de amar o cheirinho dele <3 Mas você pode escolher qualquer um dos multifuncionais ou revezar entre eles.

Screen Shot 2017-05-31 at 14.05.43

É importante também ter cuidado ao molhar o cabelo de novo. O ideal é usar pouca água, sem encharcar os fios para que eles não demorem tanto a secar.

Eu gosto bastante de umedecer os fios com borrifador, assim umedeço apenas as áreas que precisam ser revitalizadas e consigo controlar melhor a quantidade de água usada.

Uma boa dica é misturar um pouco de Yamasterol na água do borrifador. Dependendo de como o meu cabelo está, apenas essa misturinha ¾ de água + ¼ de creme já é suficiente para o dia seguinte.

Na falta dele, molho minha mão com um pouco de água na pia, coloco o creme na mão, espalho e vou amassando e revitalizando os cachos.

Ou molho os fios durante o banho, tomando cuidado para não colocar o cabelo embaixo da água e perder todos os cachos. Como essa última às vezes deixa o cabelo mais elétrico e cheio de fiozinhos levantados, deixo como última opção.

Em relação ao creme, uma boa dica é caprichar nas áreas mais ressecadas e que estejam já sem cachos. Sempre amassando os cachos e enrolando as mechas que estejam mais soltas, com frizz e falta de definição.

Muitas vezes o cabelo está bonito, mas perdeu um pouco o brilho e está com a marca do travesseiro. Nesses casos molhar o cabelo mais superficialmente com a palma da mão e depois amassá-lo um pouco com um pouco de leave-in na mão é suficiente para recuperar os cachos.

Screen Shot 2017-05-31 at 14.06.31

Legenda: Esse é meu segundo day after. Como o borrifador sumiu e estava com pressa, umedeci os cachos durante o banho mesmo com um pouco de Yamasterol Argan na mão. Apertei bastante e depois tirei o excesso da umidade com um tecido de algodão bem molinho, apertando o cabelo novamente.

Quantos days after eu posso ter?

Depende de você, da sua vontade, da sua rotina e, principalmente, do seu cabelo. Cabelos mais oleosos tendem a ter menos day after porque precisam de lavagens em períodos menores. Cabelos ondulados e cacheados também, porque costumam desmanchar mais rapidamente. Cabelos crespos tendem a aguentar a mais dias sem lavar.

O ideal é testar para ver como se adequa melhor. Eu gosto de deixar pelo menos 1 dia de intervalo e no máximo 2, lavando no terceiro.

Para finalizar, lembre-se que os days afters vão ajudar o seu cabelo a ficar menos ressecado, mas que é muito importante lavar o cabelo para tirar a sujeira que se acumula nos fios.

A frequência de lavagem e qual o melhor modo de revitalizá-los no dia seguinte varia de cabelo para cabelo e de pessoa para pessoa.

Encontre a melhor forma para você! 😉

Espero ter ajudado!

Já conhece a nova linha Yamasterol Cachos!? Clique abaixo e conheça ela agora!

banner_home_cachos-1-1024x329


Conteúdo Produzido pelo Blog Cacheia com exclusividade para o Blog das Queridinhas

Espalhe Geral: