Cronograma capilar - Yamasterol

Cronograma capilar

Qual etapa seu cabelo mais precisa?

Uma das dúvidas mais comuns de quem começa a usar o cronograma capilar é definir exatamente qual etapa o cabelo precisa mais. Afinal, será que o seu fio está carente de nutrição, hidratação ou reconstrução?

Sem ser profissional do setor, nem sempre é fácil entender isso apenas olhando para as madeixas. Nessas horas, a dica é recorrer a alguns “truques” bem bacanas que nos ajudam a compreender as necessidades do nosso cabelo e tornar o cronograma capilar mais adequado.

Quer entender melhor? Continue lendo este artigo!

Como identificar qual etapa do cronograma capilar meu cabelo precisa?

As 3 etapas básicas do cronograma capilar são: hidratação, nutrição e reconstrução. E, tenha certeza, o seu cabelo acaba dando algumas “pistas” de quando necessita mais de uma do que de outra. Confira.

Hidratação

Como o próprio nome sugere, essa etapa visa repor a água perdida pelo fio. Como naturalmente perdemos muita água, devido às pequenas agressões do dia a dia (poluição, uso de secador e chapinha etc.), a hidratação costuma ser a etapa mais presente na maioria dos cronogramas.

Um cabelo desidratado dá alguns sinais claros disso, como:

  • falta de brilho, movimento e maciez;
  • cabelo pesado e que embaraça com frequência, principalmente quando é molhado;
  • aspecto mais ressecado e opaco.

Não existe um limite de quantas hidratações fazer na semana, só é preciso tentar respeitar um intervalo de 48 horas entre cada aplicação. Boas máscaras hidratantes são aquelas que contam com ingredientes como aloe vera, pantenol, água de coco, algas marinhas, glicerina etc.

Nutrição

A nutrição é a etapa responsável por repor lipídios (óleo). Muitas pessoas acreditam que apenas hidratar o cabelo é suficiente para ele ficar saudável. E isso não é verdade. Porque sem a nutrição, as cutículas ficarão abertas e o resultado é que toda a água reposta será rapidamente perdida.

Por isso, nutrir os fios é essencial, promovendo o fechamento das cutículas e deixando a sua fibra capilar mais saudável e forte.

Alguns sinais de que seu cabelo precisa de nutrição são:

  • excesso de volume;
  • falta de brilho;
  • fios com muitas pontas duplas;
  • excesso de frizz;
  • ressecamento extremo;
  • dificuldade de desembaraçar.

É importante ressaltar que os cabelos ondulados, cacheados e crespos costumam precisar mais de nutrição do que os demais. Isso porque, como os fios são naturalmente curvos, é mais difícil que a oleosidade natural do couro se espalhe até as pontas, deixando os cabelos mais ressecados.

Para escolher uma máscara nutritiva, opte por aquelas que contenham óleos naturais como de coco, de argan, de abacate etc. e também manteigas, como de karité, de cacau, de cupuaçu, entre outras.

O ideal é entender a necessidade do seu cabelo. Se ele estiver muito ressecado, e você lava os cabelos todos os dias, pode fazer essa etapa até 2 vezes por semana. Caso faça nutrição demais, você notará seu cabelo com aspecto oleoso, parecendo sujo.

Reconstrução

A reconstrução é a etapa que funciona em um nível mais profundo, tratando a estrutura do fio. A ideia é, basicamente, devolver massa e queratina a esse cabelo, ajudando-o a se recuperar internamente.

Se você tem o hábito de pintar ou descolorir seus cabelos, faz uso de chapinha e secador com frequência, ou possui alguma química, poderá necessitar de reconstruções mais frequentes (em torno de 1 a 2 vezes por mês).

Mesmo os cabelos pouco agredidos necessitam de reconstruções, dando mais força e saúde aos fios. Os sinais de que você deve investir nessa etapa são:

  • excesso de frizz;
  • fios fracos, quebradiços e porosos;
  • muitas pontas duplas;
  • queda excessiva (especialmente devido à quebra);
  • aspecto de cabelo danificado;
  • fios mais frágeis e finos.

Mesmo para quem tem os fios com química, a reconstrução não deve ser feita mais do que 2 vezes por mês. Caso contrário, você notará seus fios com aspecto rígido, sem brilho e “espigado”.

Boas máscaras reconstrutoras são feitas a base de queratina, proteína do trigo e aminoácidos.

Teste do copo de água

Ainda está muito difícil entender do que o seu cabelo precisa? Faça o teste do copo de água!
Encha um copo de água e coloque alguns fios de cabelo dentro. Aguarde mais ou menos 10 minutos. Observe se:

  • os fios afundam: sinal de porosidade alta, ou seja, as cutículas estão muito abertas, a principal dica é repor massa com uma boa reconstrução;
  • os fios ficam no meio do copo: significa média porosidade, ou seja, seus fios estão saudáveis e a dica é caprichar na nutrição.
    os fios boiam: sinal de baixa porosidade, o tratamento mais indicado é a hidratação.
  • Qual Multifuncional da Yamasterol usar?

Os cremes multifuncionais da Yamasterol são excelentes aliados na hora de potencializar os seus tratamentos – e eles também podem ajudar a deixar o seu cronograma mais eficaz.

Agora que você já sabe qual etapa seu cabelo precisa mais, veja quais os multifuncionais indicados para hidratação, nutrição e reconstrução.

Depois de ler estas dicas, ficou mais fácil descobrir qual etapa do cronograma capilar seu cabelo precisa mais? Aproveite e baixe o nosso e-book com dicas importantíssimas para montar o seu cronograma e cuidar do seu cabelo – tudo com produtos bem baratinhos e acessíveis!

Espalhe Geral: