CoWash e shampoo com menos sulfato

Principais benefícios de uma lavagem mais suave.

Vamos ser sinceras, na hora de escolher um shampoo, pouquíssimas são as mulheres que acabam lendo os rótulos e se atentando aos ingredientes desses produtos. O resultado pode ser uma lavagem com excesso de sulfato, petrolato e outros itens de nomes complicados e que podem causar ressecamento excessivo e até problemas para a saúde dos fios.

Foi pensando nisso, que há algum tempo surgiu uma iniciativa bem bacana que prega o uso de shampoo com pouco sulfato ou até o uso de condicionar limpante para lavar os cabelos.

Você conhece essas técnicas? Sabe quais são os benefícios? Continue a leitura deste artigo!

Lavagem com CoWash (condicionador limpante) ou shampoo com menos sulfato: como surgiram essas técnicas?

Tudo teve início nos Estados Unidos, quando um grupo de profissionais cabeleireiros começou a notar o impacto do uso do sulfato na lavagem dos cabelos cacheados e crespos, e como isso influenciava na beleza e na saúde desses fios.

Devido ao formato natural dos cabelos cacheados, é mais difícil para que a oleosidade natural do couro cabeludo consiga ser espalhada por todo o fio. O resultado é um cabelo ressecado e com mais frizz.

Por isso, a lavagem para esses casos precisa ser diferenciada. Principalmente usando produtos que não favoreçam a retirada drástica da oleosidade, o que acontece com o uso dos shampoos à base de sulfato, principalmente do lauril sulfato de sódio – que é ainda mais agressivo que os demais da mesma família.

Esse agente é o responsável por fazer a espuma característica dos shampoos e também de retirar as impurezas do dia a dia. Porém, mais do que isso, o lauril sulfato de sódio também favorece o ressecamento, porque retira a proteção natural do fio, deixando as cutículas mais abertas e enfraquecendo o cabelo.

Foi então que surgiu a ideia de usar produtos com menos sulfato (conhecidos como sulfatos mais leves) ou até sem sulfato nenhum (por exemplo, os condicionadores limpantes, em uma técnica chamada de coWash).

Quais as vantagens do CoWash e do shampoo com menos sulfato?

Depois de ler o tópico anterior, já ficou mais fácil notar algumas vantagens dessas técnicas, não é mesmo? Principalmente para as mulheres que têm os cabelos ondulados, cacheados e crespos. Veja alguns:

  • os sulfatos mais leves conseguem limpar as impurezas do dia a dia sem retirar demais a oleosidade natural do fio e do couro cabeludo, evitando o ressecamento e o frizz;
  • ajudam a deixar os ondulados, cacheados e crespos mais definidos;
  • evitam que as cutículas fiquem abertas e, com isso, favorecem a saúde e o fortalecimento capilar;
  • não usam ingredientes que podem colocar em risco o meio ambiente (como sulfatos e derivados do petróleo), por isso são opções sustentáveis;
  • você notará que precisará lavar menos os cabelos (mesmo no caso dos fios oleosos). Isso porque, o shampoo com menos sulfato evita o efeito rebote (ou seja, quanto mais oleosidade o produto retira do cabelo, mais o couro cabeludo tem de produzir para repor a quantidade perdida);
  • seus cabelos ficarão mais saudáveis, com brilho e força.

Como posso usar essas técnicas no meu dia a dia?

Já está convencida de que essas técnicas podem ajudar a deixar os seus cabelos ainda mais bonitos e saudáveis? Então veja algumas dicas importantes que separamos.

CoWash

O CoWash é diferente do shampoo com menos sulfato. A técnica usa condicionadores limpantes para fazer a lavagem no lugar do shampoo tradicional. Mas, atenção, porque não é qualquer condicionador, mas sim os que possuem ingredientes próprios para isso.

E também é importante ficar de olho nos demais produtos usados. Afinal, esses condicionadores não têm nenhum tipo de sulfato e por isso não conseguem retirar do fio o acúmulo de petrolatos ou de silicones, por exemplo, que precisam ser evitados.

Para a técnica de shampoo com menos sulfato também é importante reduzir o uso de produtos com esses itens, porque eles podem acabar se acumulando no fio.

Paciência

No começo, pode ser que o seu cabelo demore um pouco para se acostumar com a técnica – e isso é comum. O que acontece é que os silicones e outros produtos derivados do petróleo costumam “mascarar” a saúde do seu cabelo.

Ou seja, embora aparentemente os fios estejam bonitos, eles não estão sendo tratados adequadamente. E quando você retira essa “máscara”, verá a realidade do seu cabelo. Mas, calma. Com tempo e tratamento é possível recuperar a beleza e principalmente a saúde do seu cabelo.

222916

Produtos liberados

Como você viu, é importante evitar os produtos com sulfatos fortes, petrolatos e silicones. Toda essa informação você encontra nos rótulos dos produtos. Mas, você verá que nem sempre será fácil encontrar itens sem esses ativos.

Hoje, algumas linhas já contam com produtos pensados e elaborados exclusivamente para essas técnicas. Por isso, vale à pena ficar de olho no que diz as embalagens.

E, então, gostou de saber mais sobre a lavagem com condicionar limpante ou shampoo com menos sulfato? Pensa em usar essas técnicas? Aproveite e curta o Insta da Yamá para receber mais dicas bacanas como esta!

Espalhe Geral: