Cachos tipo 3 – como cuidar?

Muitas mulheres nem imaginam, mas existem diferenças entre os cabelos cacheados.

Entender qual tipo de cacho é o seu é algo muito importante, já que permite identificar quais são as necessidades mais usuais desse fio, tornando-o mais sadio e bonito.

Hoje nós vamos falar um pouco dos cacheados tipo 3: as características fundamentais desse tipo de curvatura e os principais cuidados. Ficou interessada? Então veja quantas dicas bacanas nós trouxemos!

Cacheados tipo 3: principais características

Na curvatura tipo 3, os cachos se tornam mais definidos do que nos cabelos ondulados (curvatura tipo 2). Além disso, as madeixas costumam ser mais volumosas, densas e com tendência ao ressecamento e ao frizz.

Assim como no ondulado, o cacheado tipo 3 também é dividido em subcategorias.

3A
Os cachos são maiores, mais soltos e espaçados e com o formato em espiral. Conforme o cabelo vai crescendo, a raiz poderá se apresentar mais lisa e com menos volume. As mulheres com cachos 3A podem notar que, em algumas partes, o cabelo estará mais definido do que em outras.

3B
Os cachos em espirais estão presentes em toda a cabeça, sendo possível notar alguns mais fechados e outros mais abertos. A raiz tende a ser ondulada. Em comparação com o 3A, esse é um fio um pouco mais ressecado nas pontas.

3C
Os cachos já são bem mais densos, grossos e próximos, além de aparecerem mais “fechadinhos” e menores do que o no cabelo 3A. Esse é o cabelo que mais se aproxima do crespo. Devido a curvatura do fio, as madeixas são mais ressecadas e com maior tendência ao frizz.

Dicas e cuidados fundamentais

Como você viu, embora cada tipo de cabelo tenha características próprias, muitas delas são comuns a todos os cachos tipo 3. A principal é a tendência ao ressecamento.

Isso acontece devido ao formato natural do fio. Enquanto no liso não existe nenhuma “barreira” para a oleosidade do couro cabeludo, nos cacheados, ondulados e crespos, é mais difícil que esse óleo percorra toda a extensão, deixando o fio mais ressecado do meio para as pontas.

Para driblar essa situação, existem algumas dicas importantes.

Lavagem
Essa é uma das etapas que mais retira a oleosidade do cabelo cacheado. Por isso, você pode tanto investir em um pré-shampoo usando um óleo essencial ou produtos específicos para essa finalidade, como preferir pela técnica de less poo ou co wash.

O less poo utiliza shampoos com menos sulfato na sua formulação. Isso proporciona uma limpeza adequada ao couro e ao fio, sem retirar excessivamente a oleosidade e mantendo a hidratação natural do cabelo.

Já o co wash utiliza condicionadores específicos para a lavagem dos fios (que não contam com silicones ou sulfatos). Essa técnica é ainda menos agressiva e capaz de hidratar profundamente os seus cabelos.

Corte
Um bom corte é indispensável para deixar os seus cachos ainda mais bonitos, equilibrando o volume e favorecendo à definição. O ideal é investir em cortes a seco e em camadas, que costumam favorecer esse tipo de cabelo e “fugir” dos cortes com efeito triângulo, que deixam as madeixas sem movimento.

Finalização
A finalização é uma das etapas mais importantes para os cacheados tipo 3, independentemente do subtipo.

Quem gosta de um cabelo mais definido, pode apostar em produtos mais concentrados ou ainda abusar das misturinhas de cremes e gelatinas. A fitagem é super recomendada e depois você pode deixar o cabelo secar naturalmente ou investir no uso de um secador com difusor.

Já se você prefere o seu cabelo mais “murchinho”, opte pelos produtos mais leves, como os ativadores de cachos, mantendo a definição, mas sem aumentar o volume.

Dica extra: atenção aos produtos!
Na hora de optar pelos finalizadores e tratamentos, considere o tipo de curvatura do seu fio:

3A: prefira os cremes mais leves ou mousses. Os finalizadores mais densos deixam os fios oleosos mais rápido e as madeixas mais retas. Se você segue o cronograma capilar, evite sobrecarregar com muitas etapas de nutrição, que podem deixar esse cabelo mais pesado e com dificuldades de definir;
3B: prefira os cremes mais densos e evite os mousses, garantindo um bom day after. No cronograma, prefira por mais etapas de hidratação e nutrição, garantindo mais brilho e deixando os fios mais sedosos;
3C: invista em cremes para pentear e finalizadores ricos em óleo, já que dos três, esse tipo de cabelo é o mais seco.
Além de todas essas dicas, não se esqueça de sempre procurar pelos produtos que sejam indicados para a curvatura tipo 3, garantindo um resultado mais bacana e um tratamento mais profundo.

Gostou das nossas dicas de cuidados? Aproveite e curta o nosso Insta pare receber mais conteúdos legais como este!

Espalhe Geral: