Cachos tipo 2: como cuidar

Ondulado ou cacheado? Entenda um pouco melhor sobre seu fio!

Engana-se quem pensa que o cabelo ondulado é igual em todas as mulheres. Assim como os crespos, os cacheados também possuem diferenciações na curvatura dos fios. Outra característica é que os cachos tipos 2 são mais suaves e por isso precisam de produtos específicos, garantindo a sua beleza e cuidados adequados.

Você tem cabelos que parecem nem lisos, nem crespos? Então pode ser que as suas madeixas tenham a curvatura tipo 2. Continue lendo este post e veja quantas dicas bacanas nós trouxemos para o seu cabelo!

Ondulado tipo 2: que cabelo é esse?

Como dissemos, o cabelo ondulado tipo 2 é um fio com uma curvatura mais suave e ele é dividido em 3 subcategorias, que são: 2A, 2B e 2C. Entender qual tipo de cabelo é o seu ajuda a definir os produtos mais adequados e também as melhores maneiras de finalizar o seu cacheado.

De uma maneira geral, o cabelo tipo 2 possui ondas no formato de “S” e são mais oleosos na raiz e secos nas pontas.

2A
Esse é o cabelo que está mais perto do liso. As ondulações são muito leves e sutis. Geralmente, o cabelo é liso na raiz e mais ondulado do meio para o fim. Outra característica é que, no tempo mais frio, esse cabelo tende a ficar liso.

Os ondulados tipo 2A também não têm muito volume e os fios podem ser mais finos, quando comparados com os demais tipos de ondulados, e por isso é preciso um cuidado extra na hora de encontrar o finalizador.

2B
O cabelo 2B é bem fácil de ser identificado porque ele começa a ter ondas mais definidas e que se espalham da raiz até as pontas. É o cabelo “ondulado” tradicional.

Esse também é um fio mais volumoso e que precisa de uma finalização mais “poderosa” para manter as ondinhas. Outra característica é que ele tende a sofrer mais com o frizz, por isso, saiba que um bom corte é indispensável para mostrar toda a beleza do tipo 2B.

2C
Aqui, as ondas são bem mais marcantes que nos outros tipos de ondulados e esse é um cabelo que costuma ser mais grosso e encorpado. A tendência ao frizz também é maior e, muitas vezes, esse cabelo é confundido com o crespo.

O corte é um aliado importante das mulheres com esse tipo de curvatura, principalmente os repicados ou em camadas, que ajudam a mostrar toda a beleza das ondas e potencializar o volume.

Como cuidar dos cachos tipo 2?

Já deu para notar que não existe uma “fórmula mágica” que funcione para todos os fios de curvatura tipo 2, não é mesmo? Afinal cada subtipo necessitará de um cuidado extra. Veja as orientações mais importantes.

2A

Como você viu, esse é um cabelo que tende a sofrer mais com a oleosidade na raiz e o ressecamento nas pontas. Por isso, na hora de aplicar os produtos, como os finalizadores, busque usá-los apenas no comprimento.

Outra dica é optar por produtos mais leves, como os mousses ou os óleos reparadores. Por essa característica da oleosidade, as finalizações sem muito produtos são as mais indicadas.

Uma delas é o coque soltinho. Ele pode ser feito da seguinte maneira: deixe os fios levemente umedecidos e então faça um coque frouxo. Espere o cabelo secar naturalmente e depois solte o coque. Pronto, você terá lindas ondas soltinhas e sem oleosidade. Porém, lembre-se de fazer essa finalização quando tiver tempo para deixar o fio secar totalmente, evitando ir dormir com o cabelo molhado, ok?

2B
O volume nesse tipo de cabelo costuma ser maior, por isso a finalização precisa de um pouco mais de produtos. A dica é sempre optar por leave-ins, mousses e outros finalizadores indicados para o cabelo ondulado (que vão ajudar a definir as ondinhas sem pesar excessivamente).

Uma boa dica de finalização para os cabelos 2B é o plopping. Para fazê-lo, você precisará de uma toalha 100% algodão. Comece retirando o excesso de água do cabelo apertando levemente de baixo para cima. Depois, abra a toalha em cima da cama e coloque todo o cabelo sobre ela.

Enrole os dois lados do tecido (como se fosse enrolar uma bala) e amarre as pontas na parte detrás, formando uma touca. Deixe o cabelo secar dessa forma e só retire a toalha quando os fios estiverem quase secos.

2C
Como esses fios são mais pesados, volumosos e com frizz, a recomendação é usar os ativadores de cachos ou cremes multifuncionais, claro, indicados para os cabelos ondulados.

É muito comum que algumas mulheres com essa curvatura apresentem também alguns fios com cachos 3A. Nesses casos, investir em uma finalização mais estruturada, como a fitagem é bastante recomendado.

Para fazê-la, divida o cabelo em camadas. Use uma pequena quantidade de creme ou ativador de cachos nas mãos, espalhe e aplique na mecha. Penteie com os dedos, formando “fitas”, solte a mecha e aperte um pouquinho, “amassando” o cabelo. Faça isso em toda a extensão e deixe secar naturalmente.

Dicas gerais para os cabelos ondulados

Independentemente da curvatura do seu ondulado, existem algumas dicas essenciais para esse tipo de cabelo. Veja.

Lavagem

Durante a lavagem:

  • não friccione os fios;
  • evite esfregar os cabelos, que pode levar a quebra;
  • aplique o shampoo na raiz e faça movimentos circulares com as pontas dos dedos;
  • sempre remova o excesso de água antes de aplicar o condicionador.

Hidratação e nutrição

A hidratação profunda pode ser feita a cada 15 dias com máscaras específicas para cabelos ondulados. Se você faz uso de chapinha, secadores ou outros agressivos sem cuidado, faça também uma nutrição mais potente a cada 15 dias, já que o fio ondulado pode ser mais sensível à quebra.

Finalizadores

Prefira os indicados para cabelos ondulados (de preferência de acordo com a sua curvatura). Para os tipos 2A e 2B, os mousses são bem recomendados, ou ainda os óleos reparadores. Se for investir em um ativador de cachos, prefira os mais leves e não aplique desde a raiz, para evitar a oleosidade e não deixar o seu cabelo pesado.

Secagem

Substitua a toalha felpuda de banho por uma de algodão, assim você evitará o frizz. Se for possível, sempre deixe os fios secarem naturalmente após a finalização. Caso não der, invista em um difusor. Na hora de desembaraçar, use um pente de dentes largos.

E, então, depois dessas dicas, ficou mais fácil cuidar do seu ondulado tipo 2? Siga a gente no Insta e receba mais orientações legais como esta!

Espalhe Geral: