Cachos e crespos descoloridos - Yamasterol

Cachos e crespos descoloridos

Principais cuidados para manter a saúde do fio!

Os loiros acobreados e loiríssimos platinados estão em alta – e é claro que também fazem sucesso entre as mulheres com cabelos cacheados e crespos. Porém, devido a curvatura natural desses fios, muitas acabam tendo de lidar com outros tipos de problemas depois do processo químico, como a porosidade, o afinamento e a quebra.

Para manter uma cor lindíssima e um cabelo super saudável é preciso ter alguns cuidados após a descoloração. Quer saber quais? Continue a leitura!

Principais cuidados para cachos e crespos descoloridos

Nós já explicamos aqui no blog porque as cacheadas e crespas sofrem mais com a descoloração. Basicamente isso acontece devido ao formato natural dos fios que acaba promovendo um depósito irregular de queratina. Isso significa fios mais frágeis e com tendência à quebra.

Logo, após realizar um procedimento químico agressivo como é a descoloração, existem mais chances de que esse fio fique enfraquecido e quebradiço.

Mas é claro que isso não significa que as mulheres cacheadas e crespas devam abandonar a ideia de descolorir os fios. Afinal, com alguns cuidados básicos é possível unir a beleza da cor com a saúde dos cachos.

Veja as dicas mais importantes que separamos.

Invista na reconstrução

Logo após a química, é muito importante reparar o cabelo com toda a queratina que ele perdeu. Esse processo é feito com a reconstrução – que devolve a elasticidade e a resistência dos fios.

Esse tratamento pode ser feito de várias formas, tanto com máscaras mais potentes, como com a queratina líquida. Na hora de escolher o creme de reconstrução, fique de olho nos princípios ativos. Além da queratina, bons ativos reconstrutores são: proteína hidrolisada, proteína do trigo, arginina, elastina, creatina, colágeno, triptofano, entre outros.

Só tome cuidado com os excessos. Fazer muitas reconstruções poderá dar o “efeito rebote” e deixar o seu cabelo rígido, aumentando as chances de quebras.

O ideal é fazer uma reconstrução mais potente logo após a química e incluir esse passo no seu cronograma capilar, em média, realizando 1 vez a cada 15 dias.

Faça mais umectação

Outro ponto essencial para devolver a maciez e a saúde dos fios é a umectação. Ela é extremamente importante para os cabelos cacheados e crespos já que esses fios, naturalmente, tendem a ter menos reserva de óleos do que os lisos (pois é mais difícil para a oleosidade natural do couro cabeludo chegar até a ponta).

Justamente por ser tão importante, a umectação é indispensável na pós-coloração. A dica é incluí-la pelo menos uma vez por semana na sua rotina de cuidados. Além dos óleos naturais, você também poderá investir em produtos que contem com os óleos na sua fabricação.

Só tome cuidado porque alguns óleos podem acabar modificando o tom do loiro. Nesse caso, o óleo de coco é o mais indicado, porque é transparente e não oferece riscos à cor.

Faça pré-poo antes das lavagens

Como os cabelos cacheados e crespos tendem a ficar mais frágeis depois da descoloração, uma dica bacana é investir no pré-poo que ajuda a proteger ainda mais o fio, evitando o ressecamento.

Para fazê-lo, basta aplicar antes da lavagem condicionador, óleo ou máscara no comprimento do fio. Dessa forma, você criará uma película protetora que impedirá a remoção da oleosidade natural do seu cabelo, tornando-o mais nutrido.

Use uma quantidade suficiente de produto para encobrir todo o fio. Deixe agir por alguns minutos. Aplique o shampoo, faça a lavagem naturalmente e enxágue o cabelo.

Invista em matizadores e shampoo roxo

Manter a cor do loiro é um dos desafios mais comuns para todas as mulheres que fazem a descoloração. Por isso, é importante se munir de “bons aliados”. O shampoo roxo pode ser usado em média 1 vez por semana e ajuda a dar uma “reavivada” na cor. Só tome cuidado porque ele tende a ressecar o fio.

O matizador é uma fórmula bem mais potente, por isso requer mais atenção. É importante seguir a risca as recomendações do fabricante, principalmente em relação ao tempo de pausa, para evitar que o cabelo fique azul ou roxo.

Faça misturinhas para o day after

Algo que muitas cacheadas e crespas reclamam depois da descoloração é a falta de definição dos fios. Isso acontece justamente pela perda excessiva de queratina.

Uma forma de “driblar” a situação é investindo em misturinhas para o day after. Anote uma receita potente: 100 ml de água filtrada (adicionada a um borrifador), 1 colher de sopa de creme para pentear e um pouquinho de óleo de coco. Pronto, aí é só borrifar nos fios e revitalizar os cachos.

E, claro, não se esqueça da importância de procurar um bom profissional para fazer a descoloração. Escolher corretamente o pó descolorante também é essencial.

A Yamá conta com um produto exclusivo para as cacheadas e crespas, que ajuda a manter os depósitos de queratina e a integridade dos fios – o que oferece mais beleza e saúde para os seus cabelos, mesmo após um procedimento tão agressivo.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e siga a gente no Insta!

Espalhe Geral: