Porque cacheados e crespos sofrem mais com os descolorantes

Descubra os principais cuidados para manter os seus fios saudáveis!

Aplicar descolorantes é uma das agressões mais fortes que qualquer cabelo pode sofrer. Os cacheados e crespos, contudo, podem ter danos mais profundos com essa ação – devido à estrutura do fio.

É claro que isso não significa que as mulheres com cabelos cacheados ou crespos não podem descolori-los. Mas, sim, que é importante conhecer as particularidades das suas madeixas, para então encontrar os produtos e as técnicas adequadas, conseguindo um resultado bacana, sem agredir a saúde dos seus fios.

Já ficou curiosa? Então continue lendo este artigo e veja as informações importantes que separamos!

Os cabelos cacheados e crespos e a descoloração

Quem está acostumada a frequentar grupos sobre cabelos no Facebook, já deve ter notado a infinidade de tabelas explicando as curvaturas dos fios. Mas nem todas as mulheres entendem as particularidades da estrutura capilar dos cabelos cacheados e crespos.

Na verdade, as curvaturas que dão o formato aos cachos também estão relacionadas às propriedades de resistência do fio. Quanto mais cacheado ou crespo for o cabelo, mais irregular será o seu diâmetro.

E o que isso significa? Que nos locais onde as curvaturas são mais acentuadas, existe um menor depósito de queratina. Ou seja, quanto mais cacheado ou crespo for o cabelo, mais frágil ele será.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre essa questão, se já passou por um processo de descoloração pode ter notado como o cabelo crespo tende a ficar com os cachos mais soltos depois do processo. E isso acontece justamente devido ao enfraquecimento do fio.

Além da questão estética, o uso de descolorantes também pode levar à quebras, principalmente se o seu cabelo crespo ou cacheado não estiver “forte” o suficiente para aguentar o procedimento.

Como usar descolorantes no cabelo crespo e cacheado com segurança?

Apesar de todos os pontos que citamos acima, isso não significa que você não possa descolorir seu cabelo crespo ou cacheado. Só que precisa tomar mais cuidados para evitar problemas, principalmente o corte químico.

A primeira dica é ficar de olho nos produtos usados, preferindo àqueles de qualidade e que consigam reduzir os danos à estrutura do fio (que como já vimos é mais frágil do que os cabelos lisos).

Hoje no mercado é possível encontrar produtos destinados exclusivamente às cacheadas e crespas, que levam em consideração essas particularidades que explicamos no tópico anterior. A principal diferença é que esses itens não costumam conter amônia. Na prática, o processo de descoloração é um pouco mais lento, mas a agressão ao fio é muito menor.

Cuidados pré e pós descoloração

Para evitar problemas, o melhor é cuidar do seu cabelo antes e depois da descoloração, lembrando que os fios quimicamente tratados precisam de um cuidado mais intenso para se manterem sadios e bonitos.

Pré descoloração

Antes de descolorir o cabelo, é importante garantir que o seu fio esteja nutrido e hidratado. Uma dica para descobrir isso é fazer o teste do copo de água.

É só colocar um fio dentro de um copo com água e observá-lo. Se o fio afundar, é sinal que o seu cabelo está muito poroso e vale à pena investir em uma boa reconstrução. Agora, se o fio flutuar, a indicação é potencializar a hidratação e a nutrição. Se ele boiar, está tudo ok com o seu cabelo e ele está saudável.

Pós descoloração

Depois de descolorir, invista em uma boa reconstrução, com máscaras mais potentes, com compostos como arginina, colágeno e queratina. Outra dica é apostar em finalizadores mais encorpados, como aqueles com óleos vegetais, por exemplo o óleo de coco.

Importância dos cuidados diários

Para manter a cor bacana e o cabelo saudável, é essencial ficar atenta aos cuidados diários. Por exemplo:

  • sempre usar protetor térmico antes do secador, chapinha ou baby liss;
  • intensificar o cronograma capilar;
  • usar shampoos e condicionadores próprios para a sua nova cor e também para a curvatura do seu fio;
  • opte por shampoos com menos sulfato, que agridem menos o fio e conseguem manter a hidratação natural do cabelo cacheado e crespo.

E, claro, sempre respeite o limite do seu cabelo. Se você não tem certeza se o seu cacho aguentará um processo de descoloração, a melhor dica é procurar orientação com um profissional preparado e que seja da sua confiança, garantindo um resultado bacana e também fios sadios e nutridos.

Depois de ler este conteúdo, ficou mais claro porque os cacheados e crespos são mais sensíveis ao uso de pós descolorantes? Aproveite e curta o nosso Insta pare receber mais dicas bacanas como esta!

Espalhe Geral: