Aprenda quais são as causas mais comuns dos cabelos ressecados

Cabelos ressecados e ásperos

Aprenda quais são as causas mais comuns dos cabelos ressecados!

O seu fio sofre com aquele terrível aspecto de palha? Vive armado? Anda difícil de desembaraçar? Está opaco, sem vida e quebrando toda hora? Cuidado! Você pode estar sofrendo com o ressecamento!

Os cabelos ressecados e ásperos deixam várias mulheres preocupadas, afinal são muitos os motivos que podem levar a esse problema.

Se você quer dar adeus aos fios mais ásperos e conquistar de vez aquela maciez que você tanto sonha, continue lendo este artigo e descubra os motivos para os seus cabelos estarem ressecados!

O que são os cabelos ressecados?
Antes de qualquer coisa é muito importante entender que cabelo ressecado é diferente de ter um couro cabeludo mais seco e menos brilhante.

Essa última condição pode acontecer com várias pessoas de modo natural, ou seja, sem ser algo com que você deva se preocupar, apenas uma característica do seu corpo. Porém, o cabelo ressecado está diretamente relacionado com uma alteração na haste do fio, deixando-o mais frágil.

Vale lembrar ainda que os cabelos cacheados e crespos tendem a sofrer mais com o ressecamento, devido ao seu formato natural, que dificulta que a oleosidade natural chegue até as pontas.

Os cabelos ressecados, normalmente, apresentam uma sensação maior de aspereza e frizz, além de ficarem continuamente embaraçados e armados, podendo apresentar outros problemas como pontas duplas, falta de brilho e uma estrutura fragilizada, com maior tendência à quebra.

Quais as causas dos cabelos ressecados e ásperos?
Para evitar que a fibra capilar sofra alterações na sua cutícula (que é a camada mais externa do fio e, portanto, mais propensa a sofrer agressões), é fundamental evitar alguns maus hábitos. Confira:

Lavar com água quente
A água muito quente retira de forma brusca a oleosidade natural do couro cabeludo. Isso leva a um ressecamento de todo o couro e também do fio, deixando-o com aquela aparência áspera nada agradável. O ideal é sempre lavar o cabelo com água morna, mesmo no inverno.

Pretty brunette taking a shower in a bathroom

Excesso de química
Descolorir os cabelos pode elevar a sua autoestima. Mas se você não tomar os cuidados certos, poderá acabar com os fios bem ressecados. Mesmo outras técnicas de coloração que não sejam tão agressivas causam esse problema.

Isso acontece porque, ao retirar os pigmentos de cor da fibra capilar, a química leva embora vários nutrientes essenciais para a saúde do seu cabelo, o que ocasiona danos profundos ao fio.

Os alisamentos, como a escova progressiva, também podem modificar a estrutura do fio, causando o ressecamento.

Uso constante de prancha e secador
O secador e a chapinha fazem parte da rotina de beleza de muitas mulheres. Mas, quando usados em excesso e sem nenhum cuidado, esses equipamentos podem tornar os fios mais secos e ásperos. Afinal, eles usam o calor para retirar a umidade do fio, um processo que é feito de forma muito brusca e favorece o ressecamento.

Young woman drying hair at home

É claro que, para isso acontecer, é preciso usar ambos de forma constante e sem nenhuma proteção térmica, ou ainda, encostando o secador muito próximo do couro ou secando os fios quando estão muito molhados.

Clima
Você sabia que até o clima pode contribuir para que seus cabelos fiquem secos, opacos e sem vida? Dias de calor e sol intensos podem afetar a estrutura da fibra capilar e fazer com que o efeito ressecado fique mais aparente.

young beautiful long curly hair hipster woman listening to music with tablet in the city

Independentemente de o seu cabelo ser liso, cacheado, loiro, com química, etc., se você passar muitas horas exposta ao sol sem cuidado acabará sofrendo com o fotoenvelhecimento, que causa problemas na elasticidade, na hidratação, no brilho e na cor dos fios.

Saúde
Estar com a saúde em dia também pode melhorar a aparência dos seus cabelos. A falta de vitaminas, a anemia e os problemas na tireoide influenciam na beleza dos seus cabelos, tornando-os menos sedosos.

Além disso tudo, os fios também podem ficar ressecados por outras agressões comuns no nosso dia a dia, como ficar muitas horas na piscina (devido ao cloro da água), no mar, exposta a ventos, a poluição e até a umidade excessiva.

E, então, com essas dicas, ficou mais fácil evitar os cabelos ressecados e ásperos? Se você curtiu este post, aproveite e compartilhe nossas dicas com as suas amigas!

Espalhe Geral: