Cabelos com frizz e sem definição

Cabelos com frizz e sem definição

Entenda os motivos desse problema e cuide melhor do seu cabelo!

Não tem nada mais difícil do que cuidar de um cabelo com frizz. O liso indisciplinado é a reclamação de muitas mulheres, além de outros problemas que podem aparecer associados, como fios ressecados, opacos, quebradiços e sem vida.

Você também sofre com um cabelo sem definição e cheio de frizz? Não se desespere. Continue lendo este post e entenda o porquê isso está acontecendo com as suas madeixas.

Cabelo sem definição e com frizz: a importância da cutícula capilar

Screen Shot 2017-11-15 at 16.42.27

Se você anda com os cabelos, literalmente, em pé, a resposta pode ser a falta de cuidado com a cutícula do fio. Ela é a parte mais externa que compõe a fibra capilar e quando está fechada significa que o seu cabelo está saudável, bem macio e hidratado.

Contudo, quando a cutícula sofre alguma agressão, pode acabar se abrindo, o que significa mais espaço para a entrada do sol, do vento e de processos químicos, tornando o cabelo quebradiço e ressecado.

Além disso, cutícula aberta é sinônimo de menor retenção de água e de nutrientes dentro do fio. Por isso, muitas vezes, você pode estar hidratando o seu cabelo, mas não vendo resultado, porque as cutículas estão abertas e todos os nutrientes que você coloca no seu cabelo não conseguem ser absorvidos da forma correta.

Fios porosos

Quando o cabelo está com as cutículas abertas costumamos dizer que ele é um cabelo poroso. E também existem níveis de porosidade, veja:

  • baixa porosidade: as cutículas estão bem fechadas e impedem a perda de água e de nutrientes, contudo esse cabelo também não consegue absorver químicas e nem hidratações;
  • média porosidade: as cutículas já começam a se abrir, apesar disso é considerado um cabelo normal, capaz de absorver químicas e tratamentos sem nenhum problema, é o cabelo “ideal”;
  • alta porosidade: esse já é um cabelo bem danificado e com as cutículas muito abertas, perdendo rapidamente água e nutrientes.

Mas o que causa esse problema?

259761-P4JTRC-587

São muitos os motivos que podem agredir o fio capilar, os mais comuns para esse problema são:

  • excesso de química;
  • uso excessivo e sem proteção de secador e chapinha;
  • variações de temperatura;
  • passar muito tempo exposta ao sol (algo que acontece com quem mora nos estados mais quentes do país);
  • água da piscina e do mar;
  • lavar os cabelos com água muito quente;
  • colorações constantes e sem tratamento adequado;
  • falta de hidratação e nutrição.

Como sei que meu cabelo está com as cutículas abertas?

frizz, ou seja, aqueles fios indisciplinados e arrepiados, é um indicador de que algo não vai bem com a saúde do seu cabelo. Além disso, você pode notar outros sinais que merecem atenção, como:

  • opacidade e falta de brilho;
  • demora para secar o cabelo naturalmente;
  • pontas com aparência “espigada” ou presença de pontas duplas;
  • cabelos quebradiços e mais finos.

Teste do copo de água

Também existe um teste muito bacana para você saber o nível de porosidade do seu cabelo. Basta encher um copo com água em temperatura ambiente e colocar um fio do seu cabelo lá dentro.

Se o fio flutuar, é sinal que o seu cabelo tem baixa porosidade, ou seja, apresenta dificuldade em absorver nutrientes e água. Caso o fio afunde é sinal de que você está com alta porosidade e as suas cutículas estão bem abertas dificultando o tratamento do seu cabelo.

Agora se o fio ficar no meio ou demorar para afundar é sinal que a sua porosidade está normal. Porém, caso mesmo assim você esteja sofrendo com o frizz isso pode ser apenas uma questão climática.

Se você está com o seu cabelo seco e vive em uma região úmida, por exemplo, os seus fios acabarão constantemente se repelindo, causando o frizz. Apesar de incômodo, esse frizz não significa que o seu cabelo necessariamente está poroso.

E, então, depois de ler este post ficou mais fácil entender os motivos de você estar com um cabelo sem definição ou com frizz? Aproveite e compartilhe este conteúdo com as suas amigas pelas suas redes sociais e ajude-as a terem um liso ainda mais disciplinado e lindo!

Espalhe Geral: