Cabelo poroso e fios indisciplinados, aprenda como tratar

Cabelo poroso e fios indisciplinados

Saiba como tratar e deixe seu liso mais disciplinado, macio e bonito!

Diminuir o frizz e ter um liso mais disciplinado é o sonho de muitas mulheres. Mas nem sempre essa é uma tarefa simples, principalmente porque o frizz pode ser um indicativo de um problema bem mais grave: o cabelo poroso.

Se além desses cabelinhos “arrepiados”, você também anda notando seus fios sem vida, opacos, ressecados e quebradiços, cuidado! Esses são sinais claros de que você precisa cuidar da saúde do seu cabelo. Continue lendo o nosso post e veja quantas dicas bacanas separamos para você!

O que causa o frizz?

Mais do que apenas um incômodo, o frizz pode ser um sinal de que a saúde do seu cabelo não está muito bem. Os cabelos “arrepiados” e que não ficam disciplinados geralmente indicam problemas na cutícula do fio – a camada mais externa que compõe a fibra capilar.

Quando a cutícula está fechada, o cabelo consegue manter dentro do fio a umidade e os nutrientes necessários para ficar sadio, macio, bem hidratado e disciplinado.

Porém, se essa cutícula é agredida ela acaba se abrindo, fazendo com que o fio perca umidade e nutrientes e fique mais sensível aos processos químicos, a poluição, ao sol, a ação do cloro da piscina e assim por diante.

Além disso, um fio poroso (ou seja, com as cutículas muito abertas) pode ser difícil de conseguir “captar” os benefícios das hidratações e nutrições. Como a cutícula está muito aberta, todos os nutrientes que você adiciona no seu cabelo não são mantidos.

As causas para esse problema são várias, como: uso do secador e da chapinha sem proteção, excesso de química e coloração, sol em excesso, água da piscina e do mar e falta de cuidados com os cabelos.

Como diminuir o frizz e tratar o cabelo poroso?

Antes de tudo é preciso compreender que o seu cabelo pode estar com dois problemas distintos (e que precisam ser tratados): baixa porosidade ou alta porosidade.

Um cabelo com baixa porosidade apresenta as cutículas muito fechadas. Isso significa dificuldade na hora de realizar químicas e também acúmulo de proteínas e de substâncias condicionantes. Ou seja, se você usar muita máscara de hidratação nesse tipo de cabelo poderá ter um efeito contrário e acabar com os fios pesados e mais quebradiços.

Quem sofre com os fios com baixa porosidade deve investir em produtos livres de proteínas e com umectantes mais leves, como manteiga de karité, óleo de jojoba ou óleo de coco.

Fios com alta porosidade

Porém, o principal “vilão” quando o assunto é o cabelo liso indisciplinado é o fio com alta porosidade. Geralmente o problema é resultado de muita química (sem tratamento adequado), uso excessivo de fontes de calor ou até por fatores ambientais, como poluição, muito sol, umidade do ar, etc.

Mas não precisa se desesperar, porque existe tratamento: a reconstrução capilar!

Ela deve ser feita, em média, a cada 15 dias – já que em excesso também faz mal para os fios. A reconstrução visa selar as cutículas, retendo os tratamentos dentro da fibra capilar. Além disso, ela ajuda a repor massa e a controlar o pH do fio.

As máscaras reconstrutoras são aquelas que contam com ingredientes como: aminoácidos, proteína do trigo, queratina, gelatina e proteínas hidrolisadas. Evite ainda lavar os cabelos com água muito quente e se possível sempre use uma ducha gelada no fim da lavagem para ajudar a selar as cutículas.

Outras dicas para diminuir o frizz

Além de tratar o cabelo poroso, existem outras dicas que podem ajudar a reduzir o frizz como:

Profile portrait of pretty young woman blowing a finger kiss

  • evitar torcer os cabelos com a toalha enquanto os fios estiverem secando e sempre usar uma toalha de algodão;
  • lavar o cabelo com água fria ou morna;
  • dar um descanso ao seu cabelo dos procedimentos químicos, como alisamento e descoloração, e também das tinturas até que o fio esteja recuperado;
  • não escovar o cabelo seco;
  • sempre usar protetor térmico antes de secar ou de usar a chapinha;
  • ter cuidado com a temperatura do secador, evitando usá-lo muito quente.

Agora ficou mais fácil diminuir o frizz e tratar o cabelo poroso? Aproveite e curta o nosso Insta e Face para receber outras dicas bacanas como esta!

Espalhe Geral: