Os benefícios do óleo de coco para repor nutrientes dos fios

Descubra como tratar o seu cabelo e acabar com o ressecamento e a porosidade!

Cabelos ásperos, secos e sem vida são um problema para qualquer mulher. As crespas e cacheadas tendem a sofrer mais com essa queixa, já que a ondulação natural do fio faz com que fique mais fácil perder a oleosidade natural.

Para reverter esse quadro, a nutrição é fundamental, ajudando a repor os lipídios perdidos e a selar a cutícula do fio. E na hora de investir na reposição de nutrientes, o óleo de coco é o melhor aliado. Quer saber por quê? Continue lendo este post!

Penetra mais profundamente no fio

O óleo de coco, ao contrário de outros produtos industrializados como o silicone, age diretamente no córtex que é a parte mais interna da massa capilar.

Quando agredimos o nosso fio, por exemplo fazendo chapinha continuamente, a cutícula que protege o fio é danificada e o córtex fica exposto, facilitando para que esse fio se quebre com mais facilidade.

O óleo de coco age justamente nessa parte, ajudando a tonificar o fio e ainda aumentando a resistência contra quebras. Ou seja, o óleo de coco consegue nutrir internamente o seu cabelo.

Ajuda a selar a cutícula capilar

Quando o fio está poroso, a cutícula capilar fica muito aberta. O resultado é um cabelo que não mantém a hidratação e nem os nutrientes necessários para ficar sedoso e saudável.

Ou seja, mesmo você gastando muito comprando máscaras de hidratação, o resultado é sempre pouco animador, porque o seu fio não consegue manter o efeito por muito tempo – e logo volta a ficar ressecado e cheio de frizz.

Nesses casos, o óleo de coco é um super aliado. Isso porque ele ajuda a selar essa cutícula, impedindo que o cabelo perca água e nutrientes. Depois de investir na nutrição com óleo de coco, você poderá incluir a hidratação no seu calendário de cuidados e começará a ver resultados muito mais duradouros, como um cabelo maleável, macio e com cachos mais definidos.

Deixa os fios mais brilhantes e macios

Como o óleo de coco ajuda a nutrir o fio internamente e ainda a selar a cutícula, esse cabelo se torna mais saudável e o resultado, claro, é visível. Com pouco tempo de tratamento, você notará que seu cabelo ficará mais brilhante e macio.

eric-froehling-311481-unsplash

Outro ponto positivo é no combate à queda gerada pela quebra capilar. Um fio agredido e com alta porosidade tem tendência se quebrar mais facilmente. Quando você repõe os nutrientes perdidos, o seu cabelo se torna mais forte e a quebra diminui.

Melhora a saúde do couro cabeludo

Além de agir na estrutura do fio, o óleo de coco ainda ajuda a melhorar a saúde do seu couro cabeludo, porque possui propriedades que auxiliam na prevenção da caspa, hidratando o couro e promovendo um crescimento mais saudável do fio.

Entre os seus nutrientes estão o ácido cáprico e o ácido láurico, que são ácidos graxos essenciais para a saúde dos fios – e que acabamos perdendo diariamente devido à poluição, ao uso de calor, às lavagens e aos tratamentos químicos que realizamos nos cabelos.

Além de tudo isso, o óleo de coco é rico em ferro e vitaminas K e E que auxiliam no crescimento e no fortalecimento do cabelo.

Reduz o frizz

O frizz é uma reclamação de muitas mulheres, independentemente de terem os cabelos lisos, cacheados ou crespos. Geralmente ele é sinal de que o fio está ressecado e necessitando de uma boa reposição de nutrientes.

O óleo de coco, como dissemos, age na parte mais interna do fio e ainda sela as cutículas, ajudando a tratar  e também a manter a hidratação por mais tempo. Entre os resultados está a redução do frizz e o alinhamento do cabelo.

Protege contra o ressecamento do shampoo

Cacheadas e crespas sabem muito bem o que é conviver com o ressecamento, já que o formato natural do fio dificulta que a oleosidade do couro chegue até as pontas. E o uso diário do shampoo pode piorar esse processo.

Para evitar que isso aconteça, o óleo de coco também pode ser usado, afinal ele ajuda a selar as cutículas, impedindo que o shampoo consiga retirar mais oleosidade do que o necessário.

mike-fox-467499-unsplash

Como você viu, o óleo de coco possui inúmeros benefícios, ajudando os cabelos ressecados, com frizz e quebradiços a se tornarem mais fortes e nutridos. Porém, é importante destacar que o uso do óleo de coco diretamente no cabelo não é muito recomendado, porque a aderência do produto será pequena (já que a sua formulação não é pensada para a parte cosmética).

Para quem quer aproveitar todos esses benefícios, o indicado é buscar produtos que tenham o óleo de coco na sua formulação, garantindo que o ingrediente realmente conseguirá nutrir profundamente o seu cabelo.

Você gostou deste conteúdo? Então siga o Insta da Yamá para receber outras dicas bacanas como esta!

Espalhe Geral: