A importância do condicionador em qualquer lavagem - Yamasterol

A importância do condicionador em qualquer lavagem

Este é um produto indispensável para qualquer lavagem.

Quando falamos em tratamento capilar, muitas mulheres se preocupam com a escolha adequada do shampoo e da máscara de tratamento – mas acabam se esquecendo de dar a devida atenção ao condicionador.

E isso acontece, em geral, por desconhecimento da sua importância para fios mais sedosos e saudáveis.

Você também não sabe qual é a importância do condicionador ao lavar seus cabelos? Continue a leitura e descubra!

Qual a importância do condicionador?

Antes de falarmos da importância do condicionador, é preciso explicar rapidamente a função do shampoo (já que os dois costumam ser usados juntos na lavagem).

O shampoo é usado para lavar os fios e o couro cabeludo, como se fosse um detergente, retirando a oleosidade excessiva, os restos de produtos e a poluição. Além disso, alguns shampoos possuem uma formulação específica que ajuda a tratar os cabelos, nutrindo, repondo massa etc.

De uma maneira geral, o shampoo tem um pH mais alcalino, responsável por abrir as cutículas da fibra capilar e retirar a sujeira dessa parte interna.

Porém, nesse processo o fio acaba ficando mais fragilizado, com as cutículas abertas, e com mais chances de perder água e nutrientes importantes, o que pode causar porosidade, ressecamento, quebra e outros problemas.

É aí que entra o condicionador.

Com uma fórmula mais oleosa e hidratante, ele consegue devolver um pouco dos óleos perdidos durante a lavagem e selar as cutículas, criando uma camada protetora que impede que o fio perca água e nutrientes, favorecendo o tratamento capilar.

É justamente por isso que também devemos usar o condicionador após a máscara de tratamento. Assim, você irá selar a cutícula e garantir que todos os nutrientes depositados no fio pela máscara permaneçam lá.

Quem não usa condicionador após a lavagem poderá sofrer com fios quebradiços, porosos e sem brilho. Além disso, se você não condicionar após aplicar uma máscara de tratamento, poderá perder todos os ingredientes colocados no seu cabelo, já que as cutículas vão estar abertas e a fibra não conseguirá segurar esses produtos.

Como usar corretamente o condicionador?

Apesar de extremamente importante, nem todas as mulheres usam o condicionador – especialmente aquelas com cabelos oleosos. Para não ficar com oleosidade excessiva, nesse caso, é importante escolher um condicionador adequado ao seu tipo de cabelo e usá-lo de forma correta.

O primeiro ponto é não aplicar o condicionador no couro cabeludo (a menos que ele seja liberado para a técnica de cowash). Isso porque o produto contém ingredientes que podem entupir os bulbos capilares e trazer sérios problemas como quedas, dermatites e caspas.

Então, aplique o condicionador apenas no comprimento dos fios. E para quem tem cabelos oleosos, essa aplicação pode se restringir apenas da metade para as pontas.

Quem tem cabelos coloridos ou com química, precisa de atenção ainda maior na hora de escolher o condicionador – afinal é muito importante que o produto consiga selar corretamente as cutículas, por isso use um condicionador específico ou mais potente.

Tipos de condicionador

Os tipos de condicionador variam de acordo com o cabelo. Veja algumas sugestões:

  • cabelos oleosos: prefira as opções específicas para o seu tipo de cabelo, que costumam ter uma textura menos encorpada, evitando dar aquele aspecto engordurado ao fio. A quantidade usada também deverá ser menor;
  • cabelos secos: as melhores opções são condicionadores mais encorpados e com uma fórmula nutritiva (ou seja, com um mix de óleos), que ajuda a reparar os fios, devolver a maciez e o brilho e combater o frizz;
  • cabelos mistos: opte por produtos com uma textura intermediária, que conte com agentes hidratantes (como o aloe vera), mas não tenha tantos óleos. A aplicação também deverá ser da metade do fio para as pontas e com cuidado em relação à quantidade;
  • cabelos alisados: prefira por condicionadores com aminoácidos e proteínas que ajudam a reparar as cutículas danificadas ou manteigas não gordurosas, como a de karité, que ajudam a repor lipídios e ceramidas;
  • cabelos com luzes ou colorações: até os cabelos oleosos tendem a sofrer com a porosidade nesses casos, por isso a dica é optar por condicionadores com óleos, antioxidantes e agentes hidratantes, além de queratina.

Dica de expert: Condicionador Yamasterol Cachos

Agora que você já entendeu a importância de usar condicionador nos cabelos, que tal garantir um produto adequado para turbinar suas lavagens?

A nossa dica é o condicionador da linha Cachos, com uma fórmula suave e nutritiva, capaz de hidratar e promover mais flexibilidade, maciez, hidratação e brilho aos fios. Ele ainda é enriquecido com óleos de chá verde e aloe vera, que contam com propriedades antioxidantes e hidratantes.

E sabe o que é o melhor? O condicionador da linha Cachos também pode ser usado como cowash, porque é totalmente livre de sulfato, corante, silicone, parabenos, petrolatos, óleo mineral e sal – tudo de bom para as mulheres com cabelos mais secos, como é o caso das cacheadas e crespas.

Lembrando que mesmo as adeptas da técnica de less poo também precisam finalizar a lavagem com condicionador, justamente para ajudar a selar as cutículas como explicamos (e nesses casos, o condicionador da linha Cachos é a dupla perfeita).

Gostou de saber mais sobre a importância do condicionador? Então compartilhe este conteúdo com as suas amigas e ajude-as a terem madeixas ainda mais brilhantes, macias e saudáveis!

Espalhe Geral: