Screen Shot 2017-05-05 at 16.25.58

Dicas de coloração para cabelos cacheados e crespos

Quem sempre usou os cabelos naturalmente cacheados ou crespos ou passou pela transição capilar sabe dos vários cuidados para cultivar cachinhos saudáveis. Talvez por isso, muitas mulheres morrem de medo de mudar a cor dos cabelos e acabar danificando os fios. Essa preocupação é mais do que justificada, por isso separamos algumas dicas de coloração para quem quer mudar o visual e preservar as molinhas.

Avalie a saúde dos cabelos

Antes de qualquer mudança é super importante avaliar como anda a saúde dos seus fios. Processos de coloração e descoloração podem danificar os cabelos que já estão enfraquecidos e/ou que possuem alguma outra química como alisamentos, permanentes, progressivas, etc. Por isso mesmo, é recomendável buscar a avaliação de um bom profissional para saber se os fios podem receber uma nova cor e qual é o método mais indicado.

Você não deve fazer uma coloração/descoloração se seus cabelos estão muito ressecados, quebradiços ou elásticos. Expor os fios a novas agressões sem respeitar um intervalo de aplicação adequado e sem os cuidados necessários pode provocar a quebra e em casos mais graves, gerar inclusive um corte químico.

Tintura, descoloração ou tonalizante?

Antes de correr para a loja de cosméticos, pesquise sobre os diferentes métodos de coloração para definir qual alcançará o resultado desejado nos seus cabelos. Para te ajudar, separamos três dos métodos mais “tradicionais”. As tinturas permanentes são uma alternativa para quem procura por uma boa fixação e não costuma mudar a cor dos fios com muita frequência. Elas também são uma ótima alternativa para quem deseja cobrir os fios brancos e manter um aspecto bem natural. Para cabelos crespos ou cacheados coloridos e saudáveis, opte por tinturas sem amônia.

A descoloração é necessária para quem tem cachos mais escuros e sonha com madeixas mais claras, tons loiros, ruivos, platinados, cores fantasia, etc. Por ser um processo mais agressivo, o acompanhamento profissional é muito importante. Algumas vezes, uma leve descoloração é suficiente para alcançar o tom desejado. Noutras, é preciso descolorir e aplicar uma tintura ou tonalizante posteriormente.

Os tonalizantes possuem uma fixação menor que as tinturas permanentes e precisam de mais retoques. No entanto, eles são uma opção interessante para quem está sempre mudando a cor dos cabelos porque são menos agressivos para os cachinhos. Particularmente, são meus preferidos!

Reconstrução neles!

Se você descoloriu recentemente, vale a pena investir em reconstruções quinzenais para auxiliar na recuperação dos cabelos. A descoloração pode alterar levemente a aparência dos fios, fazendo os cachos parecerem mais abertos que antes. Para ajudar no fortalecimento, invista em produtos com queratina, proteína hidrolisada, colágeno, cisteína, etc. Máscaras de nutrição também podem ajudar a devolver o brilho dos cabelos e trazer mais maciez.

Cuidado com o shampoo

Para garantir que seus cachos coloridos se mantenham por mais tempo, fique de olho na forma de lavagem! Alguns shampoos possuem um alto poder de limpeza e podem contribuir para que a tinta vá embora com mais facilidade. Na hora de lavar os cabelos, prefira shampoos específicos para manutenção da cor. Uma boa dica é o uso de um shampoo sem sulfato, que proporciona uma limpeza eficiente e bem mais suave que os shampoos convencionais. Os shampoos sem sulfato são uma alternativa para quem tem cabelos cacheados ou crespos mais secos.

Outros cuidados importantes

No meu post anterior aqui no blog, falei de alguns cuidados gerais que também valem para cabelos cacheados e crespos pós-coloração. Para garantir que a cor dure por mais tempo, invista num spray ou leave-in com proteção solar. Fugir do excesso de calor da chapinha e do secador também é uma dica importante no pós-coloração.

Minha transformação de cor com a Yamá

Screen Shot 2017-05-05 at 16.28.44

Sabe aquele sonho adolescente de usar tons fantasia no cabelo? Eu realizei recentemente com auxílio dos produtos Yamá. Para chegar ao resultado da segunda foto, usei uma tintura permanente e dois tonalizantes.

Screen Shot 2017-05-05 at 16.28.56

A Yamá Fashion Color é uma coloração creme enriquecida com aminoácidos vegetais, Cisteína Bio-Funcionalizada e Fito-nutrientes que trazem mais resistência aos fios. Ela oferece tons acobreados, violetas, dourados, acajus, louros, avermelhados, cinzentos e muito mais. O minikit vem completo e pronto para usar: contém a coloração creme, água oxigenada, intensificador de brilho nutritivo, folheto explicativo e luvas. Eu usei a cor 4.2 Castanho médio violeta na metade inferior do cabelo. No topo da cabeça descolori várias mechas até obter um tom laranja e passei os tonalizantes Fashion Color Fantasia.

Screen Shot 2017-05-05 at 16.29.17

A linha Fashion Color Fantasia da Yamá tem tonalizantes sem amônia que depositam pigmento nos fios sem precisar de oxidantes. Com a Fashion Color Fantasia você pode ter cachos azuis, verdes, laranjas, rosas, violetas, cinzas ou vermelhos. Enfim, é um arco-íris de possibilidades! Para chegar nesse visual com cores super vivas, usei os tonalizantes Blue e Purple.

E aí, gostaram da transformação? Usei cores bem diferentes e estou amando o resultado!

Agora que você já leu as dicas para cuidar bem dos cachos, se joga na mudança de cor e divirta-se!


Conteúdo Produzido pelo Blog Cacheia com exclusividade para o Blog das Queridinhas

Espalhe Geral: